Apresentada no mercado norte-americano no final de 2017 e reestilizada em meados de 2021, a atual geração da picape Silverado já tem data marcada para se aposentar. De acordo com fontes ligadas à marca, a Chevrolet já trabalha no desenvolvimento de uma nova linhagem para a caminhonete e deverá apresentar a novidade em 2026, colocando-a à venda como ano-modelo 2027.
O projeto inclui tanto a Silverado 1500 (versão mais popular e a única oferecida no Brasil) quanto a irmã GMC Sierra 1500 (design com elementos exclusivos e proposta mais luxuosa). Ambas trocarão a plataforma T1-1 pela arquitetura T1-2, considerada uma evolução da atual e dotada de uma série de avanços técnicos e dinâmicos. A promessa é de ganhos importantes em dirigibilidade, rigidez torcional e NVH ((sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza).
Chevrolet Silverado High Country (BR)
Sob o capô, o site GM Authority adianta que a Silverado 2027 adotará nova linha de motores V8 a gasolina da família Small Block com melhorias notáveis em termos de desempenho e eficiência. Fala-se em redução de pelo menos 10% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com propulsores atuais. A General Motors está investindo pelo menos US$ 579 milhões para produção desses novos motores na fábrica de Flint, no Michigan.
Silverado High Country 2024 - Brasil
As próximas Silverado e Sierra terão ainda inéditas versões híbridas do tipo plug-in (PHEV), que farão a ponte entre as variantes tradicionais a gasolina e as Silverado EV e Sierra EV já conhecidas. A Chevrolet vinha deixando de lado a tecnologia híbrida nos últimos, mas mudou de ideia recentemente diante da desaceleração verificada na procura global por elétricos.
O caminho a ser seguido do ponto de vista do design ainda é um mistério, mas tudo indica que a GM apostará em uma evolução do estilo atual e evitará grandes rupturas.
Fonte: GM Authority