A Porsche está lançando uma versão modelo exclusiva para marcar o 50º aniversário do 911 Turbo. O "911 Turbo 50 Years" fará sua estreia na Monterey Car Week 2024. O interior e o exterior fazem referência a modelos históricos do 911 Turbo, complementados por elementos de estilo contemporâneos e elegantes e atemporais. Um pacote Heritage Design opcional refina ainda mais a estética da versão. A Porsche está limitando o "911 Turbo 50 Years", que ainda é baseado no 911 992, antes da reestilização, a 1.974 unidades em homenagem ao ano de estreia do primeiro 911 Turbo.
O Porsche 911 Turbo (Tipo 930) ultrapassou os limites do que era possível quando foi lançado em 1974. Ele introduziu a tecnologia turbo conhecida dos carros de corrida 917/10 e 917/30 com desempenho superior em um carro esportivo de produção e combinou-a com um design exclusivo e uma adequação inédita para o uso diário.
A versão de aniversário "911 Turbo 50 Years", baseado no 911 Turbo S, apresentado em 2019, honra e reinterpreta essa herança. O adesivo na lateral retoma a decoração histórica do Porsche 911 RSR Turbo apresentado na IAA em 1973 como versão para o 911 Turbo. Ao mesmo tempo, ela mostra a cor atual Turbonit, que é reservada exclusivamente para os modelos Turbo.
Essa cor agora também está sendo usada no 911 pela primeira vez. O revestimento da tampa do porta-malas, a tampa do tanque de combustível e o emblema da Porsche são da mesma cor. O Turbonit também destaca a inscrição "turbo 50" como uma cor contrastante.
Como referência histórica, a asa traseira, a seção traseira inferior, a base do espelho e os acabamentos da entrada de ar são pintados em cinza antracite. Um emblema na grade da tampa do porta-malas mostra um ícone de turbocompressor e os anos "1974-2024". Quando a porta está aberta, o projetor de LED da porta projeta o ícone de um turbocompressor no assoalho ao lado do veículo. O 911 Turbo 50 Years usa rodas 911 Turbo S Exclusive Design em Turbonit como padrão.
O interior do 911 Turbo 50 Jahre também lembra a história do turbo. Como uma homenagem exclusiva aos primeiros Turbo 911s, o icônico tartan McKenzie adorna os painéis centrais dos revestimentos dos bancos e os painéis internos das portas. Contrastes adicionais em Turbonit proporcionam maior diferenciação em relação ao modelo 911 Turbo S padrão. Isso inclui cintos de segurança, controles, costuras decorativas, faixas de acabamento com inserções decorativas em couro preto e o brasão da Porsche no volante esportivo GT.
A inscrição "turbo 50" iluminada pode ser encontrada nas guarnições das soleiras das portas com acabamento em alumínio escovado preto. A inscrição está bordada nos encostos de cabeça dos bancos esportivos adaptáveis Plus. Há também um logotipo "turbo 50" no encosto do banco traseiro esquerdo.
Uma placa de aniversário em alumínio está fixada acima do porta-luvas. Além da inscrição "turbo 50", ela mostra o número da edição limitada individual do carro esportivo. A coluna A, os para-sóis e o forro do teto são revestidos em Race-Tex perfurado. Um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design específico fica no painel de instrumentos.
O Heritage Design Package "50 years of turbo", de inspiração histórica, que está disponível como opcional, acrescenta várias outras características exclusivas de design e equipamento a versão de aniversário. Eles são uma reminiscência dos modelos 911 Turbo da década de 1970. A cor do Heritage Design Package é baseada na pintura metálica verde Aventurine.
Parte do pacote Heritage Design é um gráfico decorativo de alta qualidade em brilho de seda branco, que consiste em três elementos: o pirulito com números iniciais individualmente selecionáveis entre 0 e 99, a inscrição "50 years turbo" e um logotipo da Porsche. Aqueles que preferem um visual minimalista podem cancelar a seleção de alguns ou de todos os elementos gráficos.
O histórico brasão da Porsche de 1964 é usado no capô e nas tampas das rodas Sport Classic pintadas em Brilliant Silver e White Silk Gloss. As letras na traseira têm acabamento em dourado. No interior, o estofamento de couro estendido e os elementos de design adicionais com tartan aprimoram o modelo de aniversário. O acabamento decorativo do painel de instrumentos, o porta-luvas e as inserções dos encostos dos bancos são revestidos com o padrão clássico.
O histórico brasão da Porsche está montado no volante, enquanto o compartimento de armazenamento no console central tem a inscrição "Porsche Exclusive Manufaktur" gravada em couro. Os mostradores do painel de instrumentos e o Sport Chrono Clock do pacote Heritage Design têm acabamento em verde.
Em termos técnicos, o Porsche 911 Turbo 50 Jahre é baseado no 911 Turbo S, que vem sendo fabricado desde 2019. Seu motor boxer de 3,7 litros biturbo VTG fornece 478 kW (650 cv) e mobiliza 800 Newton metros de torque. Com um peso em ordem de marcha de 1.640 quilogramas, isso resulta em uma relação peso-potência de 2,52 kg/hp. O 911 Turbo 50 precisa de apenas 2,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 200 km/h em 8,9 segundos.
Exclusivamente para os proprietários do 911 Turbo 50 anos, a Porsche Design Timepieces está lançando um relógio especial em homenagem ao modelo de aniversário. O 911 Turbo 50th Anniversary Chronograph é equipado com o calibre WERK 01.200 da Porsche Design, certificado pelo COSC, com função flyback. Assim como o veículo, o relógio de pulso é limitado a 1.974 peças e combina design clássico com tecnologia moderna. Seu mostrador preto com elementos Turbonit é uma imagem espelhada do relógio no painel.
A pulseira feita de couro automotivo preto com costura decorativa em Turbonit é presa por um fecho dobrável. O fundo transparente da caixa revela o rotor de corda com a aparência da roda do 911 Turbo 50. O número da edição limitada gravado na caixa de titânio corresponde ao número da edição limitada do veículo. O cronógrafo também está disponível em uma versão específica em conjunto com o pacote Heritage Design.
O modelo de edição limitada 911 Turbo 50th anniversary está disponível para encomenda com efeito imediato a preços a partir de €274.000, incluindo IVA e equipamento específico do país. As entregas começarão no outono de 2024 e ele já pode ser visto na atual exposição especial "Beyond Performance - 50 Years of Porsche Turbo" no Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Porsche: 911 está muito grande e só elétrico o deixará menor