O Citroën C3 será o próximo a aposentar o veterano motor 1.6 da antiga PSA. Ao menos para o Brasil, o hatch trocará o 4-cilindros aspirado pelo 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis que, com o câmbio CVT, é chamado de T200. A marca francesa confirmou a troca e o nome da versão com o conjunto: C3 YOU.
O lançamento acontece no dia 20 de agosto, próxima terça-feira. O Citroën C3 You deverá se posicionar no topo da gama, mas não deve ser a única opção automática do hatch. Posicionado no topo da gama, é esperado que chegue aos R$ 100 mil, mas não muito além para se manter na proposta de "carro acessível" que ronda o C3 desde o inicio de seu projeto.
A lista de equipamentos não deverá ter muitas novidades além da chave canivete, já anunciada na linha 2025. Existe a possibilidade da Citroën colocar o painel de instrumentos digital de 7", já no C3 Aircross, ao menos na versão mais completa e aproveitar a arquitetura eletrônica atualizada desenvolvida para os SUVs.
Sem o Peugeot 2008, agora feito na Argentina, o único modelo feito em Porto Real (RJ) com o 1.6 aspirado para o mercado brasileiro é o C4 Cactus, que tem um futuro indefinido com o lançamento breve do Basalt, um SUV-cupê nesta base do C3 e C3 Aircross, que encerrará o ciclo do projeto C-Cubbed. Ao mesmo tempo, a planta fluminense produz apenas modelos da Citroën, já que os Peugeot estão sendo produzidos na Argentina.