page ad skin

Mirando F1 em 2026, Ford Performance é lançada na América do Sul

Grife planeja experiências aos clientes, participação em eventos esportivos globais na região e o licenciamento de produtos

Ford Performance é lançada no Brasil
Foto de: Motor1.com

A Ford anunciou oficialmente a chegada da divisão Ford Performance ao Brasil e outros países da América do Sul. Com foco em veículos de alto desempenho e experiências exclusivas, a marca busca fortalecer sua presença no mercado e conectar-se com consumidores apaixonados por automobilismo.

O lançamento da Ford Performance na região contempla modelos como a Ranger Raptor, F-150 Raptor e Explorer ST, além dos esportivos Mustang GT Performance e Mustang Mach-E GT Performance. A picape Ranger Raptor, por exemplo, se destaca por seu motor V6 biturbo de 397 cv e capacidade off-road.

Ford Performance é lançada no Brasil
Motor1.com

Ford Performance é lançada no Brasil

Além dos veículos, a Ford Performance promete oferecer aos clientes experiências únicas, como "track days", eventos esportivos e produtos licenciados. A marca também investirá em competições globais, incluindo o retorno à Fórmula 1 em 2026, que será em conjunto com a equipe Red Bull. A Ford Performance também acompanha o oval azul nos EUA nas competições da NASCAR.

A Ford se associou à Red Bull para trabalhar na nova era de motores da Fórmula 1, em 2026, que está sendo preparado pela Red Bull Powetrains, mas essa parceria tem como objetivo ir muito além das pistas de corrida. A montadora foi contratada porque oferece o tipo exato de experiência em baterias que a equipe precisa para as novas regulamentações de motor que estão entrando em vigor - onde a energia elétrica será responsável por cerca de 50% da potência total. 

"A Ford nasceu nas pistas e a competição faz parte do nosso DNA", afirma Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford. "A Ford Performance traz para o Brasil veículos e experiências exclusivas que combinam alto desempenho, estilo de vida e emoção."

Ford Performance é lançada no Brasil
Motor1.com

Ford Performance é lançada no Brasil

Foco em tecnologia e negócios

A Ford destaca que a participação em competições não se limita à construção de imagem. A marca busca transformar as corridas em um negócio lucrativo, com a venda de veículos, pacotes de preparação e produtos licenciados. Além disso, a empresa ressalta a importância da transferência de tecnologia das pistas para os carros de rua, como demonstram o novo freio de drift do Mustang GT Performance e a suspensão da Ranger Raptor, inspirada em veículos de competição no deserto.

História nas pistas

As corridas fazem parte da história da Ford antes mesmo da sua fundação. Em 1901, Henry Ford venceu o construtor de carros e piloto mais famoso da época, Alexander Winton, numa corrida em Michigan com o Sweepstakes, carro que ele mesmo construiu e pilotou.

No ano seguinte, Ford derrotou Winton novamente, desta vez com o modelo Ford 999 (nome emprestado de um famoso trem de Nova York). Essa publicidade foi chave para atrair investidores e fundar a Ford Motor Company, em 1903. Desde então, a marca continou a colecionar vitórias e recordes nas pistas de todo o mundo.

Em 2015, a Ford Racing, o Ford Team RS e o Special Vehicle Team, responsáveis pelo desenvolvimento de veículos especiais e de competição da marca, foram unificados na Ford Performance. A Ford já teve este ano dois grandes momentos em Interlagos. Além da festa de 60 anos do Mustang, que reuniu mais de 400 carros no maior desfile do modelo na América do Sul, o Mustang GT3 correu pela primeira vez no continente disputando o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Agora, o autódromo também é palco para o lançamento da Ford Performance, em uma área especialmente preparada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com