Após meses seguidos de especulações e rumores, o inédito 'SUV raiz' desenvolvido pela Toyota par brigar com o Suzuki Jimny parece finalmente próximo de chegar ao mercado. Projetado para ficar abaixo do SW4, o modelo chegará ao portfólio como alternativa mais robusta ao Corolla Cross e poderá se chamar 'Land Cruiser FJ'. A produção será iniciada em novembro, na Tailândia, e as vendas devem começar logo na sequência.
Integrante da família Land Cruiser de SUVs, o novo modelo será construído com carroceria sobre chassi e adotará a mesma base iMV da picape Hilux Champ (versão simplificada da arquitetura da Hilux convencional). O design já foi antecipado pelo conceito Compacto Cruiser EV e terá inspiração nos SUVs do passado da marca. As linhas serão retilíneas, com carroceria quadrada e caixas-de-roda bem marcadas.
O objetivo da Toyota será posicionar o Land Cruiser FJ como rival do Jimny de quatro portas, embora ligeiramente maior. Hoje, o modelo da Suzuki reina praticamente sozinho no segmento e tem até filas de espera em diversos mercados globais, mesmo com preços bastante salgados. Em termos dimensionais, fala-se em 2.750 mm de entre-eixos, contra 2.590 mm do Jimny. O comprimento ficará na casa dos 4,5 metros.
Sob o capô, todos os rumores apontam para adoção de motorizações tracionais (gasolina e diesel), híbridas e até elétricas. O motor 2.8 turbodiesel de 204 cv da Hilux e do Prado vem sendo bastante especulado, assim como o 2.7 a gasolina de 166 cv usado pela Hilux Champ. O câmbio será automático e a tração, para fazer jus à proposta, 4x4 com diversos modos de seleção.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'