Desde a apresentação da Meteor 350, em 2021, a Royal Enfield tem mostrado que há interesse em motocicletas de média cilindrada com visual clássico. A chegada posterior da Classic reforçou essa posição. Mas, atualmente, não é apenas a marca indiana que está de olho nessa fatia de mercado.
A Triumph já lançou os modelos Speed e Scrambler 400 com proposta similar e, aparentemente, até a Honda está se mexendo. Na Índia, a montadora japonesa já apresentou uma rival direta para as 350 da Royal Enfield: a CB 350. Curiosamente, essa moto foi registrada no Brasil, conforme mostraram novas imagens do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O registro vem na esteira da participação da Honda no Capital Moto Week, festival que ocorreu na última semana em Brasília (DF). Por lá, a marca exibiu dois conceitos de visual clássico realizados por customizadoras. A base, porém, era da CB 300F Twister e o resultado aproximou a moto de antecessoras como a CB 400 da década de 1980.
No entanto, isso não quer dizer que a Honda tenha de fato interesse interesse em trazer a CB 350 ao Brasil. As imagens do registro por aqui mostram imagens gerais da moto. Sem uma maior riqueza de detalhes, como registros de peças individuais, a marca pode estar apenas protegendo o design do produto indiano de cópias indevidas no Brasil.
Honda CB 350 2024 (Índia)
O Motor1.com Brasil entrou em contato com a Honda Motos para entender se a ação no Capital Moto Week e o registro da CB 350 indiana por aqui tinham alguma relação. A marca negou. Durante o evento em Brasília, a marca confirmou que estava entregando questionários aos visitantes sobre os conceitos customizados, perguntando sobre o quanto os clientes estariam dispostos a pagar por ele e qual valor enxergavam nos protótipos. No entanto, a Honda declarou apenas que toda esta movimentação tinha como objetivo somente estudar a reação do mercado a modelos com visual mais clássico.
Se a Honda de fato enxergar um espaço para introduzir a marca no segmento, hoje dominado pela Royal Enfield, trazer a CB 350 indiana não faz sentido. A moto usa motor e plataforma exclusivos daquele mercado e, de um jeito ou de outro, teria preços poucos competitivos por aqui. Importada, estaria sujeita a taxas de importação e variações cambiais.
Honda CB 350 2024 (Índia)
A produção local também seria pouco viável, visto que a Honda teria que investir na localização do ferramental da moto indiana e fazer um produto com nenhum compartilhamento com os modelos fabricos em Manaus (AM). Agora, se o espaço existir para a Honda e marca tiver interesse em fazer algo sobre a base da atual CB 300F Twister, que já compartilha componentes com a XRE 300 Sahara e a XR 300L Tornado, a proposta começa a ficar mais interessante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro