Além de desempenhar o papel de carro-chefe da Fiat na Europa e servir de base para o sucessor do Argo no Brasil, o recém-apresentado Grande Panda 2025 poderá ser aposta de peso da Stellantis também nos Estados Unidos. A própria empresa admitiu que "está estudando" a viabilidade comercial do modelo e que poderá lançá-lo no mercado norte-americano em um futuro breve.

Detalhes sobre os planos ainda são limitados, mas tudo indica que o Grande Panda chegaria ao EUA somente em versão elétrica e com posicionamento agressivo para alavancar as vendas da Fiat na região (sonho de longa data da empresa). Em ocasião anterior, a própria Stellantis adiantou que trabalha para lançar um carro elétrico acessível de US$ 25 mil no país e, ligando os pontos, tudo indica que o modelo em questão poderá ser o Panda.

Fiat Grande Panda 2024

Se confirmados os planos, o Grande Panda chegará aos EUA para ficar abaixo do 500e (considerado mais 'chique' e refinado) e com o propósito de ser um dos carros elétricos mais baratos do país. Estruturalmente, o modelo toma como base a arquitetura Smart Car, que foi desenvolvida a partir da CMP dentro do conceito 'multi-energia'. Ou seja, capaz de suportar tanto conjuntos tradicionais quanto sistemas elétricos. Na prática, é a mesma plataforma já usada pela Citroën nos C3 e C3 Aircross europeus, além do Opel Frontera.

Fiat Grande Panda
Fiat

No caso do Grande Panda, a versão totalmente elétrica usa bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh e motor EV de 113 cv. De acordo com os parâmetros do ciclo WLTP, a autonomia fornecida é de 320 km. Nenhuma especificação sobre carregamento foi divulgada até o momento, mas o padrão deve ser o mesmo do e-C3: até 100 kW de corrente contínua para recarga de 20 a 80% em cerca de 26 minutos, e até 7,4 kW de corrente alternada.

Ao todo, o modelo mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e acomoda 361 litros de bagagem no porta-malas.

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