Depois de meses com apenas o Jeep Avenger como seu único carro elétrico, a fabricante começa a ser movimentar mais. Além de apresentar o Wagoneer S e com planos para lançar o Recon, ambos chegando ainda em 2024, agora a empresa confirma que terá um modelo de entrada para os Estados Unidos. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, anunciou que irá lançar “em breve” um elétrico de US$ 25 mil (R$ 131.045) no país.

Tavares confirmou os planos sobre um elétrico barato para os EUA durante Bernstein 40th Annual Strategic Decisions Conference na última quarta-feira (29). O CEO da Stellantis explicou que a empresa irá usar a experiência obtida no desenvolvimento do Citroën e-C3, um carro de 20 mil euros (R$ 114.026), para lançar um carro elétrico bem acessível nos Estados Unidos, dizendo que “nós somos uma empresa global, e isso totalmente flui entre o mundo da engenharia da Stellantis.”

Jeep Avenger

Naturalmente, pensaríamos no Avenger, atualmente o menor e mais barato carro da Jeep e que já tem uma versão elétrica na Europa. No entanto, é um modelo que custa 39.400 euros (US$ 42.769 ou R$ 224.631 na conversão direta), antes de receber os incentivos locais. Segundo o CNBC, o executivo disse que o preço teria que ser 20 mil euros na Euroa e 25 mil nos EUA, indicando que o Avenger pode não ser a opção

Ter citado o e-C3 também é um indicativo de que pode ser um carro inédito. O elétrico da Citroën é feito com a arquitetura Smart Car Platform, uma derivação da CMP que foi desenvolvida junto com a indiana Tata, para ser usado em carros de entrada e com um custo de produção menor do que a e-CMP. É a base usada pelo C3 vendido no Brasil e na Índia, mas que também é utilizado pelo e-C3 oferecido na Europa.

Citroën e-C3 (2024)

Por outro lado, a Stellantis até agora não anunciou um investimento destinado para produzir esta plataforman os EUA. Se quiser que o carro chegue a US$ 25 mil, terá que produzir no país para que consiga os incentivos e isenções necessárias para reduzir o preço final para este valor. Tanto o Wagoneer S quanto o Recon utilizarão a nova arquitetura STLA Large.

O CEO da Stellantis não deu detalhes sobre quando esse carro será lançado além do “em breve”, nem mesmo detalhes técnicos. Este modelo será uma forma de responder aos carros chineses e ter uma opção de entrada nos EUA. Tavares tem criticado os impostos anunciados pelos EUA contra os carros elétricos, dizendo que é como se esconder em uma bolha que pode ajudar a dar tempo para as empresas locais, mas que não irá parar a concorrência.

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