A Mercedes-Benz acaba de anunciar no Brasil o lançamento do sedã esportivo C63 S E Performance. Apresentado lá fora no final de 2022, o modelo chega ao mercado nacional em duas versões e com conjunto mecânico especialmente preparado para entregar números impressionantes de potência e desempenho. O preço sugerido é de R$ 906.900 na versão convencional e R$ 1.015.900 na configuração F1 Edition. A marca já aceita encomendas.
Em termos dimensionais, o Mercedes-AMG C63 S E-Performance é 8,4 cm mais longo e 7,6 cm mais largo do que a geração anterior. Na dianteira, há nova entrada de ar no capô e aberturas aerodinâmicas ativas na grade para regular o fluxo de ar para o motor. Na traseira, destaque para as tradicionais quatro saídas de escape retangulares. Completam o conjunto rodas de 19 polegadas ou 20 polegadas (F1 Edition).
Debaixo do capô, o motor 2.0 de quatro cilindros, o famoso M139 do Mercedes-AMG A45 S, é considerado o mais potente do mundo em sua categoria. Está equipado com turbocompressor eléctrico (tecnologia herdada da Fórmula 1) e entrega números ainda melhores em relação ao Classe A: 476 cv de potência e 55,5 kgfm de torque.
Por sua vez, o propulsor elétrico do conjunto desenvolve 204 cv e 32,6 de força, além de fornecer 13 km de autonomia elétrica. Juntos, os dois motores atingem 680 cv e 104 kgfm de torque. Ou seja, cerca de 170 cv a mais que a geração anterior equipada com motor V8. O câmbio é automático de 9 marchas, com tração nas quatro rodas.
O conjunto conta ainda com uma bateria de 6,1 kWh que, assim como o bloco elétrico, oferece suporte para o motor térmico. O objetivo não é fazer o máximo de quilômetros no modo EV, mas sim colocar as vantagens do elétrico a serviço do motor a gasolina. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e velocidade máxima de até 280 km/h. Nada mal para um carro de 2,1 toneladas.
A Mercedes-AMG diz ainda que, para além do desempenho, C63 conta com diversas tecnologias que o tornam ainda mais dinâmico. Destaque para suspensão AMG Ride Control com amortecimento ajustável e para as rodas traseiras direcionais que, até 100 km/h, giram até 2,5°, enquanto acima, giram até 0,7°.
O sedã conta ainda com 8 diferentes modos de condução: Electric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, Race, Slippery e Individual. Como o nome sugere, o primeiro modo utiliza exclusivamente o motor eléctrico até uma velocidade de 125 km/h, enquanto o segundo se concentra na economia de combustível alternando a utilização dos dois motores.
Já o modo Battery Hold mantém a carga armazenada na bateria, enquanto os modos Sport, Sport+ e Race exigem mais força do conjunto híbrido plug-in. A configuração Slippery torna a condução em superfícies escorregadias mais segura e, finalmente, com a opção Individual o motorista pode personalizar o acerto da direcção, o som do escape ou a firmeza da suspensão.
A lista de equipamentos inclui acabamento interno em fibra de carbono AMG, bancos em couro com ajustes elétricos, sistemas de direção semi-autônoma, assistentes de distância, frenagem, manutenção de faixa e de ponto cego, proteção de pedestres, suporte para manobras evasivas, câmera 360°, iluminação ambiente de 64 cores, multimídia de 11,9 polegadas, sistema de som premium, Head-up display, faróis Digital Light, quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e teto solar panorâmico.
O modelo F1 Edition adiciona bancos AMG Performance, acabamento interno em preto e costuras em vermelho, acabamento interno AMG em fibra de carbono preto/vermelho, cintos de segurança na cor vermelha, pacote Aerodinâmico AMG, pintura especial cinza, rodas de 20 polegadas e tapetes exclusivos com logo F1 Edition.
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