O segmento de hatches fechou o último mês do 1º semestre com 64.831 emplacamentos, de acordo com os dados oficiais da Fenabrave. Este total correspondeu a quase 30% dos 202.474 veículos registrados no Brasil em junho. Na categoria de entrada, que recuou quase 18% frente ao mesmo período de 2023, o Fiat Mobi (6.007) manteve uma confortável vantagem sobre o Renault Kwid (4.520).
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT MOBI |
32240 |
6007 |
6148 |
6894 |
56,81% |
67,96% |
-2,29% |
-12,87% |
2º |
RENAULT KWID |
25635 |
4520 |
2796 |
5933 |
42,75% |
30,91% |
61,66% |
-23,82% |
3º |
JAC E-JS1 |
723 |
42 |
101 |
33 |
0,40% |
1,12% |
-58,42% |
27,27% |
4º |
CAOA CHERY ICAR |
30 |
5 |
2 |
12 |
0,05% |
0,02% |
150,00% |
-58,33% |
58628 |
10574 |
9047 |
12872 |
100,00% |
100,00% |
16,88% |
-17,85% |
Entre os modelos compactos, o destaque do mês foi o HB20: com crescimento superior a 50% na comparação com o ano passado, o Hyundai assumiu a liderança e, de quebra, foi o modelo mais vendido no país pela 1ª vez desde o seu lançamento em 2012. Mas a disputa foi acirrada: o Polo (9.683), vice, ficou apenas 77 unidades atrás. Vale destacar que, do total do Volkswagen, mais de 70% (6.838) foram da versão Track.
O Chevrolet Onix (8.852) completou o pódio com boa margem sobre o Fiat Argo (7.423). Numa disputa acirradíssima pela 5ª posição, vitória do Peugeot 208 - às vésperas da chegada da linha 2025 - sobre o Toyota Yaris por apenas 32 unidades (2.368 x 2.336). Perdendo quase 1/3 dos compradores de 2023, o Citroën C3 (1.985) foi o 7º colocado.
A dupla da BYD, Dolphin (1.514) e Dolphin Mini (1.318), veio na sequência - o modelo menor, vale ressaltar, perdeu fôlego nas últimas semanas. Destaque para os mais de 50% de crescimento do Honda City Hatch (1.232). Primeiro fora do top 10, o GWM Ora 03 (589) ainda não conseguiu superar a barreira das mil unidades desde o seu lançamento.
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
42697 |
9760 |
6690 |
6419 |
20,64% |
17,51% |
45,89% |
52,05% |
2º |
VW POLO |
57563 |
9683 |
8184 |
9949 |
20,48% |
21,41% |
18,32% |
-2,67% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
43603 |
8852 |
7900 |
8260 |
18,72% |
20,67% |
12,05% |
7,17% |
4º |
FIAT ARGO |
39626 |
7423 |
5552 |
6747 |
15,70% |
14,53% |
33,70% |
10,02% |
5º |
PEUGEOT 208 |
9873 |
2368 |
1531 |
2717 |
5,01% |
4,01% |
54,67% |
-12,85% |
6º |
TOYOTA YARIS |
12315 |
2336 |
1757 |
1940 |
4,94% |
4,60% |
32,95% |
20,41% |
7º |
CITROËN C3 |
10131 |
1985 |
1580 |
2928 |
4,20% |
4,13% |
25,63% |
-32,21% |
8º |
BYD DOLPHIN |
9609 |
1514 |
1145 |
7 |
3,20% |
3,00% |
32,23% |
21528,57% |
9º |
BYD DOLPHIN MINI |
9052 |
1318 |
2104 |
0 |
2,79% |
5,51% |
-37,36% |
- |
10º |
HONDA CITY HATCH |
5674 |
1232 |
957 |
791 |
2,61% |
2,50% |
28,74% |
55,75% |
11º |
GWM ORA 03 |
3687 |
589 |
534 |
0 |
1,25% |
1,40% |
10,30% |
- |
12º |
RENAULT SANDERO |
2095 |
217 |
280 |
1004 |
0,46% |
0,73% |
-22,50% |
-78,39% |
13º |
VW GOL |
31 |
2 |
3 |
89 |
0,00% |
0,01% |
-33,33% |
-97,75% |
245956 |
47279 |
38217 |
40851 |
100,00% |
100,00% |
23,71% |
15,74% |
Na faixa superior, o Mini Cooper (74) garantiu mais de 50% de participação de mercado (mesmo que a nova geração esteja chegando agora às lojas), com o Audi A3 (28) emplacando quase três vezes menos. Atrás de um Chevrolet Cruze Sport6 (12) em seus últimos momentos no mercado, tivemos um empate triplo entre o Honda Civic Type-R (7), o Mercedes-Benz Classe A (7) e o Toyota Corolla GR (7) pela 4ª posição.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
545 |
74 |
65 |
64 |
52,86% |
48,87% |
13,85% |
15,63% |
2º |
AUDI A3 |
187 |
28 |
29 |
42 |
20,00% |
21,80% |
-3,45% |
-33,33% |
3º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
173 |
12 |
19 |
34 |
8,57% |
14,29% |
-36,84% |
-64,71% |
4º |
HONDA CIVIC TYPE-R |
45 |
7 |
3 |
0 |
5,00% |
2,26% |
133,33% |
- |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
33 |
7 |
7 |
5 |
5,00% |
5,26% |
0,00% |
40,00% |
6º |
TOYOTA COROLLA GR |
29 |
7 |
4 |
0 |
5,00% |
3,01% |
75,00% |
- |
7º |
FIAT 500E |
6 |
2 |
0 |
2 |
1,43% |
0,00% |
- |
0,00% |
8º |
VW GOLF |
10 |
2 |
2 |
0 |
1,43% |
1,50% |
0,00% |
- |
9º |
BMW SÉRIE 1 |
26 |
1 |
4 |
4 |
0,71% |
3,01% |
-75,00% |
-75,00% |
1054 |
140 |
133 |
151 |
100,00% |
100,00% |
5,26% |
-7,28% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000