Anunciado desde abril do ano passado, o fim de linha do Volkswagen Polo na Europa acaba de ser devidamente oficializado. A fábrica espanhola de Navarra, responsável pela produção do compacto desde 1984, montou a última unidade no último dia 2 e encerrou a trajetória de mais de 40 anos de produção contínua. Ao todo, a planta produziu ao longo desse período aproximadamente 8.422.161 unidades do hatchback.
A último Polo produzido em solo europeu foi configurado na cor azul, versão de acabamento Life e equipado com motor 1.0 TSI de 95 cv associado ao câmbio manual de 5 marchas. Segundo informado, o exemplar especial permanecerá na própria Espanha. Sem o Polo, a fábrica de Navarra agora concentrará atividades na produção dos crossovers T-Cross e Taigo (versão local do Nivus brasileiro), que seguirão em linha até 2026 ou 2027.
Com a saída do Polo, a fábrica de Navarra terá seu volume anual de produção reduzido para 250.000 unidades em 2024 e apenas 150.000 em 2025. A partir daí, importantes investimentos em eletrificação serão aplicados na planta e, já em 2026, o ritmo de produção voltará a subir, alcançando 200.000 unidades. Para 2027, a meta é produzir 300.000 veículos.
Os números já levam em conta os inéditos crossovers elétricos que serão produzidos no complexo. Ao que tudo indica, serão montados por lá a versão SUV do ID.2 e seus respectivos equivalentes das marcas Skoda e Seat. Na prática, serão os sucessores elétricos de T-Cross, Kamiq e Arona, respectivamente.
Volkswagen ID.2 Concept
Já o ID.2, responsável por suceder o Polo, será produzido na fábrica de Martorell, também na Espanha. Chegará ao mercado em 2025, ou seja, cerca de um ano depois do adeus do Polo. Levando em conta a força comercial do nome, especulações indicam que a Volkswagen poderá adotar o batismo ID.Polo no carro de produção. A conferir.
Volkswagen Polo - Fim de linha na Europa
Fora das linhas de montagem de Navarra, o Polo passará a ser vendido na Europa agora como importado. Enquanto o ID.2 não chega, a Volkswagen abastecerá todas as suas concessionárias na região com unidades montadas na fábrica de Kariega, na África do Sul, para onde a produção do Polo foi transferida. Além desta planta, o compacto é produzido no Brasil nas unidades de São Bernardo Campo e Taubaté (SP).
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