A próxima novidade da Volkswagen para o Brasil está prestes a fazer a sua estreia oficial. A VW Amarok 2025, com visual renovado, teve sua data de apresentação confirmada para o dia 6 de agosto na Argentina, enquanto lançamento nacional está previsto para a Festa do Peão de Barretos, entre os dias 15 e 25 de agosto. Enquanto isso, a empresa divulga as primeiras imagens oficiais da caminhonete, revelando que iniciou a produção em série.
A data da estreia da Volkswagen Amarok 2025 na Argentina foi confirmada pela própria marca durante o lançamento do T-Cross reestilizado para o país vizinho. Este cronograma havia sido adiantado por Motor1.com, após conversar com executivos da empresa e a fábrica em General Pacheco (Argentina) já estava produzindo unidades pré-série da caminhonete, como vimos em fotos vazadas da linha de montagem.
As fotos oficiais confirmam que Amarok reestilizada adotará um estilo muito parecido com o da Saveiro, usando uma grade em forma de “V” integrada aos faróis e com uma barra cromada central. As luzes terão outro formato, contando com uma linha em LED na parte superior, percorrendo toda a frente do veículo, ao invés de usar este elemento no meio da entrada de ar, como no Taos. O para-choque também passou por uma alteração, recebendo faróis de neblina horizontais e uma entrada de ar larga.
Ainda não vimos o interior por completo. O vídeo de divulgação mostra alguns detalhes rapidamente, confirmando que trará a central multimídia VW Play de 10 polegadas, no lugar do sistema Composition Touch de 6 polegadas usado atualmente. Espera-se também que adote um acabamento melhorado, um painel de instrumentos digital e, no quesito segurança, espera-se que passe a ter 6 airbags de série e o pacote ADAS de condução semi-autônoma, trazendo itens como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Enquanto isso, a picape apareceu novamente nas redes sociais, publicadas pela loja de carros usados argentina Valdivia Automotores. As imagens mostram a Amarok V6 Extreme, a configuração topo de linha, com carroceria em dois tons e detalhes pretos nas rodas, espelhos laterais e no santantônio integrado na caçamba. A porta conta com um adesivo na parte inferior, que traz também o nome da versão.
A própria Volkswagen confirmou que a Amarok não terá novidades na parte mecânica. Ou seja, seguirá com o motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que gera 180 cv e 42,8 kgfm, nas versões de entrada e o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm para as configurações mais caras – hoje, o Brasil tem a caminhonete somente com o V6.
Esta renovação da Volkswagen Amarok terá uma missão difícil. A fabricante optou por reestilizar a primeira geração feita na Argentina ao invés de trazer a segunda geração, com a meta de manter a caminhonete nas lojas por mais 10 anos. Porém, a Amarok, que emplacou 2.397 unidades no 1º semestre, só não é a picape média menos vendida do país por conta da Fiat Titano, que iniciou as vendas em abril e contabiliza 1.030 unidades vendidas.