Um dos sedãs esportivos históricos da indústria europeia, o BMW M5, está em celebração. De fato, em 2025, ele completará 40 anos de história em sua melhor forma com potência recorde em sua última geração (727 cv) e, mais uma vez, dois estilos de carroceria para escolher, com o retorno da configuração Touring.
Mas... como chegamos à atual fera eletrificada com seu motor 4.4 V8 twin-turbo e PHEV? Bem, foi um longo caminho, sem dúvida, e em termos mecânicos ele teve um pouco de tudo. É por isso que, alguns dias após sua apresentação, tivemos a ideia de relembrar a evolução mecânica do BMW M5.
Motores que, até o momento, "se esquivaram" da eletrificação e que, durante grande parte de sua história, evitaram os turbos. Mas os tempos mudam e todos nós sabemos: agora é evoluir ou morrer...
Fabricado desde o final de 1984, mas apresentado no Salão do Automóvel de Amsterdã em fevereiro de 1985, o primeiro M5 da história nasceu para responder àqueles que exigiam algo mais do que os 218 cv oferecidos pelo M535i da época.
A solução? Optar pelo potente motor M88/3, ou seja, o motor a gasolina de seis cilindros em linha de 3,5 litros, naturalmente aspirado, já usado no M635i... e que nada mais era do que uma evolução do bloco do superesportivo M1.
Com um peso vazio de 1.430 kg, o primeiro M5 da história era capaz de atingir uma velocidade máxima de 245 km/h e um tempo de 0 a 96 km/h em 6,5 segundos, tornando-o um dos melhores sedãs esportivos do mundo em sua época.
BMW M5 E28
Motor 3.5 de seis cilindros em linha
Logotipo do primeiro BMW M5
A terceira geração do Série 5 foi um salto em todos os aspectos, desde o design até o equipamento tecnológico. Mas quando se tratava da versão esportiva, o novo M5 continuava a contar com motores de seis cilindros em linha a gasolina naturalmente aspirados.
No início, foi usado um bloco de 3,6 litros com 315 cv, antes de ser atualizado em 1992 com um 3,8 litros com arquitetura semelhante e potência de 340 cv.
Logicamente, o peso do modelo também aumentou, chegando a 1,7 toneladas, o que não foi um problema para melhorar seu desempenho: 250 km/h de velocidade máxima (auto-limitada) e 6,3 segundos no 0 a 96 km/h. Além disso, essa geração ofereceu o M5 Touring pela primeira vez, um verdadeiro "unicórnio" em nossos dias.
BMW M5 E34
O BMW M5 E34 tinha motores de 3,6 litros e 3,8 litros.
BMW M5 E34 Touring
Para muitos, um dos melhores carros BMW M de todos os tempos. E não é de se admirar, pois até hoje o Série 5 E39 ainda é muito valorizado por seu design, qualidade de construção e motores.
Além de tudo isso, quando foi lançado em 1997, o M5 E39 entrou para a história como o primeiro da série a optar por um motor V8 a gasolina naturalmente aspirado, fornecendo 400 cv para a ocasião.
Pesando 1.795 kg, ele não teve problemas para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (autolimitada).
BMW M5 E39
Sistema multimídia do M5 E39
Primeiro motor V8 da saga
Lançada em 2005, com a BMW atuando como fornecedora de motores para a equipe Williams Racing F1, a quarta geração do BMW M5 entrará para a história por sua ligação com a classe superior do automobilismo.
O motivo? O motor V10 com o qual foi equipado era derivado diretamente do motor usado no FW27 utilizado por Mark Webber e Nick Heidfeld na pista de corrida, mas adaptado adequadamente para a estrada, com 507 cv e 520 Nm (54 kgfm) de torque máximo. A transmissão automática SMG de sete velocidades, no entanto, não convenceu a todos.
Com um peso de 1.830 kg e um alto desempenho de 4,7 segundos de 0 a 96 km/h e a velocidade máxima usual (autolimitada) de 250 km/h, o M5 Touring retornou à linha em um número muito limitado de exemplares.
BMW M5 E60
O único motor V10 instalado em um M5
BMW M5 E60 Touring
Maior e mais pesado, contrabalançado por mais potência do que nunca: essa foi a fórmula empregada no quinto M5, o último M5 com tração traseira da série e o primeiro a adotar turboalimentação e uma transmissão automática de dupla embreagem.
Para piorar a situação, o retorno ao motor V8 foi realizado em um bloco de 4,4 litros, equipado com dois turbocompressores de rolagem dupla. O resultado? A maior potência da época, 560 cv, subindo para 575 cv no caso do M5 Competition Edition e 600 cv no caso do M5 30th Anniversary.
O resultado: a aceleração foi reduzida para 3,9 segundos (4,3 no modelo padrão), enquanto a velocidade ainda era limitada a 250 km/h (155 mph).
BMW M5 F10
No M5 F10 veio o turbo... em duplicata.
A caixa de câmbio manual não estava disponível para a Europa
Depois de alguns anos em que os carros esportivos BMW M passaram a ser rotulados como modelos "difíceis de dirigir" (uma declaração que incluía o M5 F10, obviamente), a empresa alemã decidiu introduzir a tração integral em seu novo M5.
Uma pequena "ajuda" bastante interessante quando se trata de transmitir os 600 cv e 750 Nm (76,48 kgfm) do novo modelo para a estrada, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (com limites próprios).
No entanto, para aqueles que queriam mais, havia a versão Competition correspondente, com 625 cv, 3,3 segundos de 0 a 100 e uma velocidade máxima e nada menos que 305 km/h. Mais ainda? A CS entregou com 635 cv e a impressionante marca de 3 segundos no mesmo teste de aceleração.
BMW M5 F90
O motor V8 foi "auxiliado" pela tração nas quatro rodas.
A variante Competition alcançou 625 hp e 305 km/h.
A última geração (por enquanto) do BMW M5 chega com dois destaques principais: a mudança para a eletrificação e o retorno da carroceria Touring foram anunciados.
O trem de força híbrido plug-in combina o motor de combustão 4.4 V8 twin-turbo de 585 cv e uma unidade elétrica de 197 cv para oferecer uma potência combinada de 727 cv e 1.000 Nm (102 kgfm) de torque. Esses números permitem que ele atinja 250 km/h ou 305 km/h, se você pagar pela opção correspondente, mas com a qual ele obtém uma aceleração pior do que qualquer uma das versões do M5 anterior, com 3,5 segundos no 0 a 100.
E o fato é que o peso do F90 era de cerca de 1.900 quilos, mas nessa nova geração, o M5 pesa nada menos que 2,4 toneladas na balança.
BMW M5 G90
Tomada de carregamento do sistema híbrido plug-in
A carroceria Touring retornará para essa geração.
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