page ad skin

Nissan X-Trail aparece de novo no Brasil: virá contra CR-V e RAV4?

SUV médio da marca segue em testes por aqui. Modelo poderia vir como opção híbrida

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

O Nissan X-Trail já foi flagrado no Brasil em algumas oportunidades desde o ano passado. É um SUV médio que foi oferecido por aqui até 2010 e rivaliza nos EUA, onde é chamado de Rogue, com modelos bem conhecidos por aqui, como Toyota RAV4 e Honda CR-V. Agora, o modelo apareceu mais uma vez em nosso país.

O flagra foi divulgado pelo colega Renato Maia, do Falando de Carro no Instagram. A unidade ainda tem alguns disfarces, mas já aparenta ser da linha 2024, revelada com algumas alterações para o mercado estadunidense no ano passado. Com a Nissan tendo planos de ampliar a atuação no mercado brasileiro e aumentar sua participação nas vendas, será que este X-Trail antecipa uma investida eletrificada?

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

Os dois principais rivais japoneses aqui no Brasil já são híbridos e a Nissan possui a tecnologia e-Power, com propulsão elétrica, mas um motor a combustão apenas como gerador. No México, por exemplo, 15% de todos os X-Trail vendidos lá trazem esse tipo de eletrificação.

Apesar de esta lógica fazer sentido, não quer dizer que veremos isso acontecer tão cedo. A Nissan já falou em mais de um oportunidade que tem interesse sim em trazer a tecnologia e-Power. No entanto, quando questionada sobre uma data, a marca não se comprometeu ainda com um cronograma. 

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

A volatilidade das legislações e incentivos fiscais no Brasil pode estar atrapalhando a chegada do X-Trail. Basta lembrar que a Anfavea já pediu o retorno imediato da alíquota máxima do imposto de importação para veículos eletrificados, que pode chegar a 35%. O Nissan X-Trail com a tecnologia e-Power também é fabricado no México, que possui um regime tarifário diferente.

"É um pouco mais difícil do que o resto dos mercados vizinhos porque temos a exigência de flexibilidade, com o etanol. E precisamos fazer algum desenvolvimento para tornar o conjunto e-Power compatível com a tecnologia flex. Temos um obstáculo que superamos e estamos trabalhando nisso. Não posso lhe dar as datas, mas estamos estamos caminhando bem", disse Ivan Espinosa, executivo da Nissan, em entrevista no ano passado sobre as dificuldades de concretizar a chegada do X-Trail e outros modelos com tecnologia e-Power.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com