Apresentada no mercado internacional em outubro do ano passado, a reestilizada Kia Carnival 2025 acaba de estrear no Brasil. Importada da Coreia do Sul, a minivan desembarca por aqui em versão única EX e tem preço público sugerido de R$ 649.990. O pacote de equipamentos é recheado e o visual segue a mais recente linguagem estética da marca (incluindo inspiração especial em SUVs). Aos interessados, já é possível adquirir a novidade nas lojas.
Na frente, a reestilização deu à Carnival 2025 grade ainda maior e faróis agora com formato verticalizado. Os LEDs diurnos também são novos e conferem inédita assinatura luminosa para o modelo. O para-choque acompanha as mudanças com novas molduras e abertura inferior mais ampla.
Na traseira, as lanternas agora contam com novo formato, deixando de lado o estilo totalmente horizontal da Carnival anterior. Nesse sentido, as peças passam a contar com prolongamento vertical nas laterais. A tampa do porta-malas acompanhou as novidades com suporta para placa reposicionado (e ligeiramente mais baixo). Já na laterais, as rodas ganharam novo desenho.
Por dentro, destaque para o novo seletor de marcha rotativo que substitui a alavanca tradicional usada até então em alguns mercados (em outros, o botão giratório já era padrão). Além disso, o console central foi simplificado através da redução do número de botões, sendo adotado o mesmo padrão presente nos modelos Sportage, Niro e Sorento. A configuração de tela dupla (12,3 polegadas cada) ficou mais integrada e o sistema de entretenimento foi atualizado.
Na lista de equipamentos, o pacote ADAS da Carnival 2025 é o mais completo disponibilizado pela Kia no mercado brasileiro. Inclui assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos; assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas; monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos e assistente de farol alto.
Completam o pacote piloto automático adaptativo com Pare e Siga em congestionamentos; assistente de centralização na faixa de rodagem; assistente de permanência na faixa de rodagem, câmeras de visão 360° e assistente de estabilidade de reboque.
Mecanicamente, a Kia não mexeu no conjunto. Diante disso, a Carnival 2025 segue equipada com motor 3.5 V6 Lambda III MPi com 272 cv de potência e 33,8 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas. Internamente, há espaço para até 8 passageiros e três fileiras de assentos. Com apenas a primeira fileira em uso, o espaço do porta-malas é de até 2.827 litros (VDA). Já com todas as fileiras ocupadas, há bons 627 litros disponíveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Kia Carnival 2025: confira primeiras imagens do interior da minivan
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Kia Carnival 2025 estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Revelada! Kia Carnival 2025 é flagrada sem disfarces e mostra novo design
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4