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Será que vem? Novo VW Golf R chega aos 333 cv e tem modo Drift

Cotado para o Brasil, hatch pode brigar com Civic Type R e GR Corolla

Volkswagen Golf R (2024)

Mais potência e muito trabalho nos detalhes: a Volkswagen apresenta o facelift do esportivo Golf R, que também estará disponível como perua, a Variant, e como uma versão especial exclusiva, a Black Line. Vale lembrar que este esportivo é cotado para o Brasil e enfrentará um nicho que tem Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.

Como de costume, a Volkswagen deixou o exterior com retoques sutis para não fazer com que o antecessor pareça desnecessariamente velho. A nova linha pode ser reconhecida principalmente pela frente redesenhada, com as atraentes entradas de ar laterais e os novos faróis já conhecidos do facelift do Golf, que são conectados por uma barra iluminada. Todas as variações do Golf R são equipadas com faróis de LED Plus como padrão. Pela primeira vez, o R também tem um logotipo VW iluminado na frente.

As mudanças na traseira se limitam a um novo design interno das lanternas, que agora estão disponíveis com luzes de boas-vindas personalizáveis pela primeira vez. As versões com o Pacote de Desempenho também podem ser reconhecidas por um spoiler de teto particularmente grande e com extrator de ar na traseira, que otimiza a força descendente. O sistema de escape continua sendo a versão padrão familiar de quatro saídas, bem como o sistema Akrapovic opcional, que agora soa um pouco mais estridente. 

Também houve mudanças na potência do motor. Em comparação com o anterior, a potência aumentou em 13 cv, agora com 333 cv. Isso torna a evolução das versões 20 Years R e R 333 como padrão. O torque máximo de 42,8 kgfm permanece inalterado. Pela primeira vez, essa potência também está disponível na Golf R Variant.

Os números para a clássica aceleração de 0 a 100 km/h foram reduzidos para 4,6 s no hatch e 4,8 segundos para a Variant. A velocidade máxima também pode ser aumentada em 20 km/h para 270 km/h na última geração com um "pacote de desempenho".

No conjunto de suspensão e direção, o gerenciador da dinâmica de direção, que interliga todos os sistemas relevantes, foi reajustado. Com o gerenciador, as funções eletromecânicas da tração integral, o bloqueio eletrônico do diferencial e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores DCC são controlados de forma coordenada durante todas as manobras. Ele também integra a tração integral 4MOTION com Vetorização de Torque R-Performance. Pela primeira vez, o sistema de controle de suspensão adaptativa DCC, antes opcional, agora é de série na Alemanha.

O Golf R oferece os perfis de direção "Comfort", "Sport", "Race" e "Individual", bem como - em conjunto com o "Performance Package" - "Special" e "Drift". Essa gama agora é ampliada pelo perfil de direção "Eco", que torna as viagens de lazer ainda mais sustentáveis. Todos os perfis foram reajustados e o perfil "R" foi significativamente aprimorado. 

O maior progresso foi feito no interior e aqui no infotainment, que era urgentemente necessário em vista dos problemas com o Volkswagen Golf 8 inicial. O Golf R agora também conta com o sistema de infotainment de última geração, com uma tela grande e independente e um menu de navegação amplamente revisado. Como pudemos ver, o novo sistema não apenas funciona sem problemas em todos os momentos, mas também é muito mais claramente estruturado e tem a opção de armazenar muitas funções como favoritas. 

VW Golf R (2024)

VW Golf R (2024)

VW Golf R (2024)

VW Golf R (2024)

VW Golf R Estate (2024)

VW Golf R Estate (2024)

O "Digital Cockpit Pro" das versões com o "Pacote de Desempenho" foi ampliado para incluir um novo sensor de aceleração e um cronômetro de voltas por GPS. Os botões de controle de toque no volante foram mantidos em favor do "botão R".

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