Já se passaram exatamente três meses desde que a Jeep lançou o Wrangler Rubicon 392 Final Edition 2024, dizendo adeus ao motor V8 Hemi. Acontece que isso foi mais um tchau do que um adeus, porque o motor retornará em 2025. É improvável que esse anúncio inesperado seja bem recebido por aqueles que pensavam estar comprando um veículo de produção limitada.

Na verdade, o 6.4 Hemi sobreviverá devido à demanda pelo carro, de acordo com a Jeep. Não teve nenhuma alteração e continua a entregar 476 cv e 65 kgfm de torque. Este propulsor faz com que seja o Wrangler mais rápido e mais potente de todos os tempos, capaz de ir de 0 a 60 mi/h (96 km/h) em 4,5 segundos.

A Jeep não está informando quantas unidades serão fabricadas para esta nova versão. A não-tão-final Final Edition 2024 era limitada a 3.700 unidades em todo o mundo, das quais 3.300 foram destinadas aos Estados Unidos. Os canadenses receberam 300 unidades e o resto do mundo recebeu os 100 carros restantes. Os preços ainda não foram divulgados, mas não deve custar menos de US$ 100 mil (R$ 545.430). A versão especial anterior tem um preço inicial de US$ 101.890 (R$ 555.738).

Os proprietários do Wrangler Rubicon 392 Final Edition 2024 podem se sentir confortáveis sabendo que seus veículos têm um pouco mais de equipamentos de série. A nova versão perderá o kit de ferramentas de 83 peças e o protetor de grade de laço triplo da Mopar.

A Jeep começará a aceitar as encomendas no 3º trimestre e iniciará a produção no 1º trimestre de 2025.

Alguns podem argumentar que a Stellantis não aprendeu com os erros do passado, pois essa não é a primeira vez nos últimos tempos que um modelo de produção supostamente limitada ganha uma nova vida. Lembra-se do Durango SRT Hellcat 2021? Ele foi originalmente anunciado como um modelo de um único ano, com limite de 3.000 exemplares. Ele retornou repentinamente em 2023, o que levou alguns proprietários a se reunirem e processarem a empresa. Para piorar a situação, há também um Durango SRT Hellcat 2024.

Por outro lado, a tentação é compreensível. A Jeep deve estar obtendo um bom lucro com a venda de Wranglers por mais de US$ 100.000. O modelo básico é mais de três vezes mais barato, portanto o Rubicon 392 Final Edition deve trazer um bom retorno financeiro. Bill Peffer, vice-presidente sênior e chefe da marca Jeep na América do Norte, defende a decisão:

"Quando foi divulgada a notícia, em março, de que o Jeep Wrangler 392 caminhava para o seu final, os comentários, a cobertura da imprensa e as conversas nos mostraram que a comunidade Jeep ainda não estava pronta para dizer adeus ao Wrangler com motor V8. A marca Jeep ouviu e continuará com o 392 Final Edition no ano/modelo 2025."

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