Citroën C3 Aircross para Europa revela interior exclusivo e mais refinado
Variante local também se diferencia por contar com configuração elétrica de 113 cv e 300 km de autonomia
Depois de realizar apresentação inicial em abril, a Citroën divulga agora todos os detalhes a respeito da nova geração do C3 Aircross para a Europa. Na mesma estratégica aplicada no C3 hatchback, o modelo se diferencia do equivalente vendido no Brasil por aspectos como design, equipamentos e variedade de opções de motorização. Destaque ainda para o interior exclusivo, que não havia sido mostrado ainda e aparece agora por completo.
Completamente diferente do C3 Aircross brasileiro, o habitáculo do europeu contempla painel em dois níveis, linhas horizontalizadas, volante exclusivo, quadro de instrumentos totalmente digital ao fundo e central multimídia de 10,25 polegadas em posição de destaque. Há ainda variedade de materiais na composição do acabamento (incluindo superfícies em preto brilhante), carregamento sem fio para celulares e ar-condicionado automático (itens ausentes no Brasil).
Com 4,39 metros de comprimento, o Aircross europeu é ligeiramente mais comprido que o brasileiro (4,32 metros) graças aos para-choques mais salientes. O porta-malas leva 460 litros com os bancos do meio em uso (contra 493 litros do nacional) e até 1.600 litros com os assentos rebatidos. Assim como aqui, há espaço para levar até 7 passageiros (neste caso, com todos a bordo, a capacidade cai para apenas 40 litros).
Painel do C3 Aircross brasileiro
Mecanicamente, a plataforma continua a mesma CMP do grupo Stellantis, mas agora batizada de Smart Car em versão evoluída. As opções de motorização são únicas do mercado europeu e diferem da oferta brasileira do C3 Aircross. Nos modelos de entrada, há motor 1.2 turbo PureTech de 101 cv e câmbio manual de 6 marchas. Nos intermediários, o motor 1.2 passa a entregar 136 cv associado a um sistema híbrido-leve de 48 volts e câmbio de dupla embreagem.
Por sua vez, os modelos mais caros são totalmente elétricos e equipados com motor EV de 113 cv localizado no eixo dianteiro, além de bateria com capacidade de 44 kWh e autonomia de 300 km. A velocidade máxima é de 145 km/h e a potência de carregamento varia entre o mínimo de 7 kW em corrente alternada e o máximo de 100 kW em corrente contínua, para uma carga de 20-80% em 26 minutos. Em 2025, será oferecida uma bateria maior com 400 km de autonomia.
No mercado europeu, os preços começam em 20.000 euros no modelo a gasolina e 30.000 euros no elétrico (R$ 117.000 e R$ 175.000, respectivamente).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Citroën reajusta preços do C3 Aircross; veja nova tabela
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções