page ad skin

Nova geração do Hyundai Kona já roda em testes no Brasil; veja flagra

Crossover renovado já é vendido no exterior nas variantes elétrica, híbrida e tradicional

Novo Hyundai Kona EV - Flagra

Apresentada no mercado internacional em dezembro de 2022, a nova geração do Hyundai Kona caminha para logo mais ser lançada no Brasil. Pelo menos é o que indica flagra recente captado nos arredores de Piracicaba (SP), cidade que abriga fábrica da gigante sul-coreana no país. O protótipo aparenta ser da versão totalmente elétrica (tanto que não possui escapamento) e circula sem qualquer tipo de disfarce.

Nesta nova linhagem, o Kona reforça a pegada ousada do primeiro modelo e dobra a aposta na estratégia de chamar atenção pelas linhas ousadas e futuristas. A nova identidade de design da marca foi a grande inspiração e segue os mesmos caminhos dos modelos Azera, Sonata, Bayon e Stargazer. O grande destaque na dianteira fica por conta da barra horizontal de LED, fazendo a divisão entre o capô e o para-choque.

 

Logo abaixo, os faróis principais se posicionam nas extremidades da carroceria e integram o para-choque com desenho exclusivo para cada versão (elétrica, híbrida, tradicional e esportiva N Line). Os designers optaram por fazer da porção central do para-choque frontal um fator diferenciador entre as variantes. O modelo elétrico, por exemplo, tem elementos semelhantes a pixels e compartilha alguns traços com os veículos da linha Ioniq da Hyundai.

Nas laterais, mais particularidades. Enquanto as variantes híbridas e movidas a combustão têm revestimento plásticos contrastantes nos para-lamas, as configurações EV e N Line têm a peça inteiramente pintada na cor da carroceria. Ao todo, o novo Kona mede 4.355 milímetros de comprimento, o que representa aumento de 150 milímetros na comparação com a geração anterior. A distância entre-eixos aumentou em 60 milímetros, enquanto a largura cresceu 25 milímetros.

Novo Hyundai Kona Electric

Na cabine, destaque para o esquema de telas duplas de 12,3 polegadas no painel e o seletor de troca de marchas, que agora está na coluna atrás do volante. O design acompanha a pegada do exterior, incluindo variedade de materiais no acabamento, linhas horizontalizadas e comandos em posição mais ergonômica.

Mecanicamente, o novo Kona EV adota bateria com 64,8 kWh de capacidade e autonomia de 418 km, segundo testes da própria Hyundai. O motor elétrico fica posicionado no eixo dianteiro e garante potência de 204 cv e torque de 26 kgfm. O Kona elétrico é fabricado na planta de Ulsan, na Coreia do Sul, para mercados globais e na unidade de Nošovice, na República Tcheca, para o mercado europeu.

No Brasil, vale lembrar, o Kona EV é oferecido ainda na carroceria da geração passada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com