Alvo constante de especulações desde meados do ano passado, a inédita versão elétrica do Hyundai Creta parece finalmente próxima de chegar ao mercado. De acordo com a imprensa da Índia - país onde a novidade está sendo desenvolvida -, o lançamento deverá acontecer em janeiro de 2025, com vendas logo na sequência. Flagras captados recentemente indicam exclusividades no visual e carroceria baseada na recente reestilização do Creta.

Internamente, o projeto atende pelo codinome SU2i EV. Apesar do segredo mantido pela Hyundai, tudo indica que o inédito Creta elétrico adotará bateria de 45 kWh produzida pela LG Chem (fornecedora global de baterias de íons de lítio) e motor elétrico de 140 cv de potência. Além disso, usará a mesma plataforma do Creta que já conhecemos, porém com modificações técnicas para receber o conjunto EV.

Em termos de autonomia, fala-se em 300 ou 400 km de alcance. Para efeito de comparação, o Kona Electric vendido no Brasil - ainda de primeira geração - tem bateria com 39,2 kWh de capacidade (menor do que a do futuro Creta EV) e entrega autonomia de 252 km pelo Inmetro. Dados de fábrica indicam ainda aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h. No Creta, os números de desempenho prometem ser ainda melhores.

Novo Hyundai Creta N-Line 2025 - Índia

Novo Hyundai Creta N-Line 2025 - Índia

Visualmente, o Creta elétrico será baseado na recente reestilização aplicada ao modelo convencional indiano (e que chegará também ao Brasil nos próximos meses). Em flagras, é possível notar que a versão EV terá como diferenciais rodas com desenho mais aerodinâmico, grade frontal fechada e elementos inéditos no para-choque. Além disso, haverá logotipos exclusivos e paleta de cores com tonalidades próprias. 

Toda produção será concentrada na Índia na mesma linha de montagem do Creta a combustão em Chennai, o que ajudará a marca a reduzir custos e simplificar os processos. Os principais rivais locais serão Tata Curvv EV, MG ZS EV e Suzuki eVX. O lançamento em outros mercados também é aguardado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com