Presente no portfólio global da Hyundai desde 2017, o exótico crossover Kona acaba de ser completamente renovado para a segunda geração. Principal novidade da linha 2024, a nova linhagem reforça a pegada ousada do primeiro modelo e dobra a aposta na estratégia de chamar atenção pelas linhas ousadas e futuristas. A nova identidade de design da marca, presente em outros lançamentos, foi a grande inspiração.

Assim como na nova geração do Azera e nas minivans Staria e Stargazer, o Kona 2024 tem como grande destaque na dianteira a barra horizontal de LED. A peça faz a divisão entre o capô e o para-choque, conferindo modernidade e ousadia ao conjunto. Logo abaixo, os faróis principal se posicionam nas extremidades da carroceria e integram o para-choque com desenho exclusivo para cada versão.

Galeria: Novo Hyundai Kona 2024

Os designers optaram por fazer da porção central do para-choque frontal um fator diferenciador entre as variantes do Kona 2024. O modelo elétrico, por exemplo, tem elementos semelhantes a pixels e compartilha alguns traços com os veículos da linha Ioniq da Hyundai. Já a versão a combustão tem abertura retangular e menos detalhada. Por fim, o Kona N Line tem aparência mais agressiva e adota elementos em formato trapezoidal.

Nas laterais, mais particularidades. Enquanto as variantes híbridas e movidas a combustão têm revestimento plásticos contrastantes nos para-lamas, as configurações EV e N Line têm a peça inteiramente pintada na cor da carroceria. A N Line agrega ainda spoiler traseiro, saias laterais prateadas e detalhes pretos na capa dos retrovisores e teto. Na traseira, todos contam com lanternas interligadas em sintonia com a dianteira.

Na versão EV, o Kona 2024 mede 4.355 milímetros de comprimento, o que representa aumento de 150 milímetros na comparação com a geração anterior. A distância entre-eixos aumentou em 60 milímetros, enquanto a largura cresceu 25 milímetros.

Novo Hyundai Kona 2024

Na cabine, destaque para o esquema de telas duplas de 12,3 polegadas no painel e o seletor de troca de marchas, que agora está na coluna atrás do volante. O design acompanha a pegada do exterior, incluindo variedade de materiais no acabamento, linhas horizontalizadas e comandos em posição mais ergonômica.

Dados sobre motorização e autonomia da versão elétrica não foram revelados. As vendas do Kona 2024 serão iniciadas no ano que vem, alcançando mercados da Ásia, Europa e América do Norte. Só em 2021, o Kona vendeu no mercado europeu 110.000 unidades, ao passo que nos Estados Unidos emplacou 90.000 exemplares.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com