A Toyota já confirmou que planeja continuar desenvolvendo veículos esportivos e divertidos nos próximos anos, mas não deverá tocar todos os projetos sozinha. Em entrevista concedida à mídia da Austrália, o presidente da divisão Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, disse que as novidades que estão no radar são caras de produzir e deverão ter desenvolvimento compartilhado com montadoras parceiras.
"O mercado de carros esportivos está encolhendo no futuro. Não podemos manter os carros esportivos só com a marca Toyota. A colaboração entre marcas aumentará no futuro", explicou. Com isso, tudo indica que a empresa repetirá a estratégia usada anos atrás com outros modelos também esportivos - leia-se os Toyota/Subaru GR86/BRZ e os Toyota/BMW Supra/Z4. Resta saber qual ou quais marcas serão chamadas para fazer a parceria.
Takahashi prosseguiu dizendo que a missão “não é a sobrevivência de um fabricante, mas a proteção dos consumidores de entusiasta”. Explicou ainda que “às vezes precisamos colaborar” para distribuir custos e viabilizar financeiramente o projeto de um carro esportivo. Em outubro de 2023, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, sugeriu a volta ao mercado do icônico Celica, despertando a alegria de muitos fãs. O projeto do modelo, inclusive, pode já estar sendo executado internamente.
Outra novidade já confirmada para a gama GR é o lançamento de um SUV de alto desempenho. O próprio Takahashi confirmou a novidade e adiantou que adicionar um SUV esportivo ao catálogo é "necessário". O modelo a ser preparado, porém, ainda é segredo. As principais apostas giram em torno dos grandalhões Land Cruiser 300 e Land Cruiser Prado, além dos médios RAV4 ou Corolla Cross. Será uma versão GR legitimamente preparada (com motorização, design e suspensão exclusivos) e não apenas com tratamento GR-Sport.
Fonte: CarsGuide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'