Atualmente formado pelos modelos GR86, GR Supra, GR Yaris e GR Corolla, o portfólio de veículos de performance da divisão GR, da Toyota, deverá ganhar em breve inédito integrante SUV. A informação foi antecipada recentemente pelo próprio chefe da submarca, Tomoya Takahashi, que justificou a novidade como "necessária" diante dos planos de expansão e crescimento internacional da divisão.

"No futuro, do meu ponto de vista, precisamos de um SUV GR. Algumas pessoas só podem usar SUVs porque têm uma família ou precisam de espaço. Para expandir a nossa marca, talvez seja necessário um SUV", explicou Takahashi em entrevista concedida à revista australiana Car Expert.

Novo Toyota Land Cruiser 2022

Questionado sobre detalhes, o executivo se recusou a dizer qual modelo poderia receber o tratamento GR. Apesar do mistério, as principais apostas giram em torno dos grandalhões Land Cruiser 300 e Land Cruiser Prado, além dos médios RAV4 ou Corolla Cross. Por outro lado, estão descartados das especulações os compactos Yaris Cross e C-HR, em razão do porte e das dimensões internas limitadas (o próprio Takahashi disse que o SUV esportivo 'precisa de espaço').

Toyota Corolla Cross GR-Sport 2023

Seja qual for a escolha da GR, é certo que o modelo receberá importantes modificações na comparação com a versão civil, a exemplo do que acontece com Yaris e Corolla. Nesse sentido, são esperado design exterior mais agressivo, suspensão otimizada e motorização bem mais potente. Hoje, a marca oferece tratamento GR-Sport para alguns SUVs, como Corolla Cross, Land Cruiser e RAV4, mas apenas com apelo estético. O novo SUV em questão será verdadeiramente modificado para virar esportivo.

Toyota RAV4 GR Sport 2023

Takahashi mencionou ainda que a GR precisa identificar o modelo certo para expandir o portfólio, uma vez que a disponibilidade de recursos é limitada. Com isso, não é possível lançar vários produtos em um curto espaço de tempo por conta das restrições orçamentárias.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com