Sedãs mais vendidos: Hyundai HB20S ultrapassa Volkswagen Virtus em maio
Chevrolet Onix Plus segue com o líder do segmento, enquanto o Toyota Corolla é o sedã médio mais vendido
Os sedãs ainda estão em uma situação complicada. Embora o segmento dos compactos ainda tenha um público mais fiel e seja muito procurado também nas vendas diretas, os modelos médios estão definhando e a categoria prepara-se para perder um dos últimos carros de mais volume: o Chevrolet Cruze.
Mas antes de falar dos médios, vamos olhar para as vendas dos compactos. O Chevrolet Onix Plus manteve a 1ª posição, mesmo que tenha perdido 21,7% de suas vendas em relação a abril, emplacando 5.517 unidades. O Fiat Cronos (3.494) não se abalou com a paralisação da produção na Argentina ou a greve do Ibama e cresceu 2,7%, praticamente mantendo o ritmo. O Hyundai HB20S (3.130) completa o pódio, aumentando as vendas em 51,6%.
Este crescimento do HB20S empurrou o Volkswagen Virtus (2.045) para a 4ª colocação, amargando uma perda de 16,7% nos emplacamentos. O Toyota Yaris Sedan (1.449) tabém não teve um bom mês e recuou 13,2%. Afetado pela greve de um mês dos funcionários em São José dos Pinhais (PR), o Renault Logan emplacou somente 85 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Chevrolet Onix Plus | 5.517 | -21,7% | 23.369 |
2º | Fiat Cronos | 3.494 | 2,7% | 13.363 |
3º | Hyundai HB20S | 3.130 | 51,6% | 10.322 |
4º | Volkswagen Virtus | 2.045 | -16,7% | 12.426 |
5º | Toyota Yaris Sedan | 1.449 | -13,2% | 7.684 |
6º | Honda City | 1.058 | 5,4% | 4.857 |
7º | Nissan Versa | 699 | -29,5% | 4.676 |
8º | Renault Logan | 85 | -87,4% | 1.181 |
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
A Toyota também não teve um bom mês com o Corolla. A produção em Indaiatuba (SP) foi interrompida por uma greve dos funcionários sobre o fechamento da fábrica, previsto para 2025. Todavia, mesmo perdendo 22,7% das vendas, ainda é o líder com muita folga, emplacando 2.400 unidades. O segundo colocado, o BMW Série 3, vendeu 492 unidades, mostrando o abismo que existe entre os dois.
Prestes a receber uma reestilização, o Nissan Sentra segue em bom ritmo e emplacou 467 unidades, crescendo 22,9%. Isto solidifica sua posição no segmento como o 2º colocado ao considerar somente as marcas generalistas e, mesmo considerando as premium, ainda é o vice-líder no acumulado, com 2.011 unidades.
Apesar do bom momento no começo do ano, o BYD Seal (213) não conseguiu recuperar o ritmo anterior e ficou em 5º lugar. Isso já ameaça sua 3ª colocação no acumulado do ano, com o BMW Série 3 se aproximando. O Chevrolet Cruze mostra que está quase para encerrar as vendas de vez, após emplacar 84 unidadese aparecer na 8ª posição. A produção em Santa Fe (Argentina) foi finalizada em dezembro e, desde então, tanto o sedã médio quanto o hatch Cruze Sport6 estão vendendo as unidades restantes.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Toyota Corolla | 2.400 | -22,7% | 13.313 |
2º | BMW Série 3 | 492 | 9,1% | 1.866 |
3º | Nissan Sentra | 467 | 22,9% | 2.011 |
4º | Volkswagen Jetta | 236 | -13,9% | 1.279 |
5º | BYD Seal | 213 | -24,7% | 1.912 |
6º | Mercedes-Benz Classe C | 115 | 1,8% | 499 |
7º | Honda Civic | 113 | -22,1% | 591 |
8º | Chevrolet Cruze | 84 | -27,6% | 678 |
9º | Mercedes-Benz CLA | 76 | 7,0% | 312 |
10º | Audi A5 | 36 | 50,0% | 136 |
11º | Audi A3 Sedan | 29 | -14,7% | 182 |
12º | BMW Série 2 | 27 | -20,6% | 119 |
13º | BMW i4 | 6 | 100,0% | 28 |
14º | BMW Série 4 | 5 | -50,0% | 55 |
15º | Caoa Chery Arrizo 6 | 2 | -33,3% | 24 |
16º | JAC E-JS7 | 2 | 0,0% | 11 |
17º | Hyundai Ioniq | 0 | --------- | 3 |
Porsche Panamera S E-Hybrid 2022
No segmento dos sedãs grandes, o Porsche Panamera ainda não dá moleza para ninguém e emplacou 56 unidades, chegando a 170 veículos vendidos desde janeiro. Meio apagado este ano, o Taycan cresceu 366% ao registrar 14 unidades, o que parece ser muito, mas o sedã elétrico está com somente 58 unidades vendidas este ano. O Honda Accord (16) ainda tem um bom ritmo e está bem à frente do rival Toyota Camry (2).
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Porsche Panamera | 56 | 9,8% | 170 |
2º | Audi A4 | 21 | 110,0% | 60 |
3º | Honda Accord | 16 | 23,1% | 100 |
4º | Porsche Taycan | 14 | 366,7% | 58 |
5º | Lexus ES | 8 | 0,0% | 45 |
6º | BMW i5 | 4 | 33,3% | 14 |
7º | Toyota Camry | 2 | -60,0% | 21 |
8º | Mercedes-Benz Classe E | 2 | 0,0% | 13 |
9º | BMW Série 5 | 1 | --------- | 9 |
10º | BMW i7 | 0 | -100,0% | 12 |
11º | BYD Han | 0 | -100,0% | 26 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Avaliação Hyundai HB20S Limited Plus 2025: perfume de carro básico
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda