A última rodada de testes de colisão do Insurance Institute of Highway Safety (IIHS) instituto de segurança dos EUA bancado pelas seguradoras, pôs em teste alguns dos grandes SUVs oferecidos por lá, especificamente o Chevrolet Tahoe, o Ford Expedition e o Jeep Wagoneer.
Não é incomum presumir que tamanho é igual a segurança para quem está dentro dele, mas o IIHS encontrou alguns problemas que impediram os três de receber a classificação Top Safety Pick+, a nota máxima expedida pela entidade. Na verdade, o Expedition e o Tahoe não receberam nenhum prêmio de escolha de segurança.
Platina Ford Expedition
A principal preocupação do IIHS envolve a deformação da cabine no teste de colisão frontal com pequena sobreposição. Essa é uma colisão frontal em que apenas uma pequena parte do veículo colide com um objeto fixo. O Jeep Wagoneer obteve uma boa classificação nesse teste, mostrando apenas uma pequena intrusão no espaço para os pés do motorista e do passageiro do banco dianteiro. Os resultados sugeriram um risco modesto de lesões no pé e tornozelo esquerdos do motorista.
As coisas foram um pouco diferentes no Tahoe, que recebeu uma classificação aceitável. A colisão fez com que a cabine se curvasse para dentro em direção à parte inferior nos testes do motorista e do passageiro. A intrusão foi suficiente para apresentar um risco substancial de lesões na parte inferior da perna para o motorista e um alto risco de lesões no pé direito para o passageiro. Havia também um risco moderado de lesões na perna esquerda do passageiro.
Chevrolet Tahoe
A situação foi pior no Expedition, que recebeu apenas uma classificação marginal nesse teste. Além da extensa intrusão baixa no compartimento do passageiro, a coluna de direção do SUV se soltou parcialmente e a coluna A se separou de sua base na carroceria. O IIHS determinou um alto risco de lesão na perna direita do motorista e um risco moderado na esquerda. Os danos no lado do passageiro não foram tão extensos.
Esse não foi o único teste em que os SUVs tiveram dificuldades. O IIHS atualizou seu teste de colisão com sobreposição moderada para incluir métricas para os passageiros da segunda fileira e nenhum dos 3 recebeu uma boa classificação. O Wagoneer e o Expedition receberam classificação marginal com manequins de teste mostrando um "risco bastante alto de lesões no peito" devido às forças do cinto de segurança. O boneco de teste do Tahoe também apresentou um alto risco de lesões na cabeça e no pescoço, o que levou à sua classificação ruim.
Jeep Grand Wagoneer
Há mais notícias ruins para o Tahoe. O IIHS deu a seus faróis uma classificação ruim devido ao brilho excessivo para outros motoristas e à falta de visibilidade do farol baixo no lado direito do veículo. Isso pode ser um fator para que o IIHS também classifique o Tahoe como marginal em seu teste de segurança para pedestres. Durante a luz do dia, o sistema de frenagem automática foi ativado e evitou ou reduziu substancialmente a velocidade antes de atingir uma pessoa simulada que atravessava a rua. No escuro, com os faróis baixos acesos, o utilitário esportivo nem sequer diminuiu a velocidade.
"Esses resultados desanimadores mostram que alguns veículos populares ainda estão atrasados no cumprimento dos padrões de segurança mais avançados", disse Raul Arbelaez, vice-presidente do IIHS do Centro de Pesquisa de Veículos. "A boa notícia é que o melhor desempenho nessa classe prova que os fabricantes de automóveis podem resolver esses problemas prontamente."
Fonte: IIHS
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