Enquanto o mercado brasileiro passou por uma queda nas vendas em maio na comparação com abril, o setor automotivo ainda está em alta. Os emplacamentos recuaram 11,95% em comparação com abril, alcançando a marca de 183.214 carros e comerciais leves registrados no mês, o que ainda é um número melhor do que em 2023, quando 166.322 veículos foram vendidos.
Isto reduziu a vantagem do acumulado do ano. Se em abril a indústria registrava 17,49% mais carros emplacados desde o início de 2024 em comparação com 2023, agora o mercado está 15,87% acima, com 874.570 veículos. Ainda está acima da projeção da Fenabrave, que prevê que o mercado chegará a 2,44 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados, um crescimento de 12% ante 2023.
Se no total do mercado, a Fiat Strada retomou a liderança nos emplacamentos, ultrapassando o Volkswagen Polo, o recorte pelas vendas às pessoas físicas pinta um quadro bem diferente. O líder foi o Hyundai HB20, com 4.533 unidades comercializadas no último mês. Ficou praticamente estável na comparação com abril, quando emplacou 4.436 unidades no varejo.
HB20 e CRETA chegam às concessionárias nas versões ano-modelo 2024/2025
A Fiat Strada aparece na segunda colocação para vendas a pessoas físicas, com 4.462 unidades emplacadas nessa modalidade. O pódio é fechado pelo Hyundai Creta, com 4.250 veículos emplacados em maio no varejo. O Volkswagen Polo aparece apenas na sexta colocação (3.446) entre os carros comprados por pessoas físicas. Ele foi superado nessa modalidade ainda por Chevrolet Onix (3.891) e Toyota Corolla Cross (3.786).
Outra particularidade no ranking do varejo em maior em comparação com o de vendas diretas é a maior participação de SUVs no ranking. No Top 10 de varejo do mês passado, 6 dos 10 primeiros colocados eram utilitários esportivos.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | % TOTAL | UNIDADES (ABRIL/2024) | ACUMULADO |
1º | Hyundai HB20 | 4.533 | 67,75% | 4.436 | 17.533 |
2º | Fiat Strada | 4.462 | 40,66% | 4.039 | 18.452 |
3º | Hyundai Creta | 4.250 | 74,05% | 4.771 | 20.790 |
4º | Chevrolet Onix | 3.891 | 49,25% | 4.829 | 20.240 |
5º | Toyota Corolla Cross | 3.786 | 82,94% | 3.003 | 13.973 |
6º | Volkswagen Polo | 3.446 | 40,62% | 3.192 | 15.960 |
7º | Honda HR-V | 3.280 | 89,62% | 3.506 | 15.528 |
8º | Volkswagen T-Cross | 3.135 | 48,22% | 3.185 | 14.244 |
9º | Chevrolet Tracker | 2.767 | 59,98% | 3.821 | 15.871 |
10º | Volkswagen Nivus | 2.736 | 60,18% | 3.136 | 12.642 |
11º | Fiat Fastback | 2.642 | 73,61% | 2.621 | 14.015 |
12º | Nissan Kicks | 2.608 | 44,13% | 2.455 | 12.053 |
13º | Chevrolet Onix Plus | 2.605 | 47,22% | 2.774 | 11.879 |
14º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.288 | 93,54% | 2.480 | 10.814 |
15º | Fiat Pulse | 2.275 | 73,77% | 2.298 | 11.201 |
16º | Fiat Argo | 2.261 | 40,72% | 2.385 | 12.548 |
17º | Jeep Renegade | 2.225 | 53,32% | 2.559 | 11.660 |
18º | BYD Dolphin Mini | 2.072 | 98,48% | 3.015 | 7.472 |
19º | Fiat Toro | 1.930 | 44,73% | 1.856 | 8.429 |
20º | Toyota Hilux | 1.901 | 56,03% | 2.496 | 10.504 |
21º | Jeep Compass | 1.898 | 57,83% | 2.805 | 12.490 |
22º | Toyota Corolla | 1.800 | 75,00% | 2.298 | 9.477 |
23º | Caoa Chery Tiggo 7 | 1.629 | 96,16% | 3.002 | 7.371 |
24º | BYD Song Plus | 1.435 | 91,99% | 1.489 | 7.565 |
25º | Toyota Yaris | 1.370 | 77,97% | 1.634 | 7.266 |
26º | Fiat Mobi | 1.309 | 21,29% | 1.492 | 6.635 |
27º | Ford Ranger | 1.255 | 54,42% | 1.306 | 5.505 |
28º | BYD Dolphin | 1.102 | 96,24% | 1.335 | 7.577 |
29º | Fiat Cronos | 1.073 | 30,71% | 793 | 4.742 |
30º | Chevrolet S10 | 1.065 | 46,08% | 1.238 | 4.128 |
31º | Volkswagen Virtus | 1.017 | 49,73% | 1.171 | 5.476 |
32º | Renault Kardian | 982 | 81,63% | 822 | 1.877 |
33º | Chevrolet Montana | 981 | 42,54% | 1.114 | 5.053 |
34º | Peugeot 208 | 956 | 62,44% | 646 | 5.133 |
35º | Toyota SW4 | 952 | 89,56% | 1.405 | 5.656 |
36º | Ram Rampage | 907 | 52,34% | 1.014 | 4.208 |
37º | Honda City | 867 | 81,95% | 870 | 4.235 |
38º | Honda City Hatch | 857 | 89,55% | 911 | 4.061 |
39º | Hyundai HB20S | 797 | 25,46% | 836 | 3.991 |
40º | Citroën C3 | 748 | 47,34% | 871 | 4.962 |
41º | Caoa Chery Tiggo 8 | 748 | 96,64% | 639 | 3.531 |
42º | Chevrolet Spin | 721 | 28,51% | 815 | 3.074 |
43º | Renault Kwid | 701 | 25,06% | 1.386 | 3.884 |
44º | Volkswagen Taos | 701 | 56,76% | 294 | 3.072 |
45º | Citroën C3 Aircross | 628 | 74,32% | 749 | 1.937 |
46º | Mitsubishi Eclipse Cross | 620 | 84,47% | 649 | 2.870 |
47º | Renault Duster | 602 | 50,63% | 747 | 3.368 |
48º | Toyota Yaris Sedan | 598 | 41,27% | 579 | 2.860 |
49º | Jeep Commander | 569 | 48,38% | 677 | 3.135 |
50º | Nissan Versa | 491 | 70,24% | 751 | 3.387 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas