A Mercedes-Benz acaba de anunciar no Brasil o lançamento dos modelos Mercedes-AMG S63 E Performance e Mercedes-AMG GT 63 S E Performance. Ambos chegam ao país com conjunto híbrido formado por motor a combustão (construído artesanalmente), propulsor elétrico e bateria de alto desempenho desenvolvida pela própria AMG com tecnologia da Fórmula 1. Os mais de 800 cv gerados rendem aos veículos o título de mais potentes da história da marca.
A Mercedes-AMG detalha que o propulsor a combustão adotado no conjunto é o conhecido motor 4.0 V8 biturbo de 612 cv (S 63) ou 639 cv (GT 63). Com eletrificação, a potência conjunta é de 802 cv no sedã e 843 cv de cupê, com torque de 145,8 kgfm e 149.8 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 e 2,9 segundos, respectivamente, com máximas limitadas de 250 km/h e 316 km/h. O powertrain integra ainda sistema de tração integral variável AMG Performance 4MATIC+.
O motor elétrico, por sua vez, fica posicionado no eixo traseiro e está integrado a uma transmissão de duas velocidades acionada eletricamente. Além disso, o diferencial traseiro de deslizamento limitado é controlado eletronicamente e forma uma unidade de acionamento elétrico (Electric Drive Unit - EDU). A bateria fica localizada acima do eixo traseiro, o que garante relação direta com a transmissão de 9 marchas associada ao motor V8.
Mercedes-AMG S 63 E Performance
Ainda sobre a bateria, a Mercedes-Benz explica que possui capacidade de 13,1 kWh no AMG S63 E Performance e 6,1 kWh no AMG GT 63 S E Performance. Nos dois casos, o carregamento externo é feito por meio do carregador de corrente alternada (AC) a bordo de até 3,7 kW, seja em uma estação de carregamento, wallbox ou tomada doméstica.
Ao todo, são oferecidos 8 modos de condução: Electric, Comfort, Sport, Sport+, Race, Slippery, Individual e Battery Hold. Os sistemas ajustam parâmetros importantes, incluindo resposta da unidade de propulsão e transmissão, características de direção, amortecimento do chassi e até mesmo o som. O impulso do motor elétrico também depende do modo de condução respectivo.
A lista de equipamentos inclui bancos em couro com ajustes elétricos, sistemas de direção semi-autônoma, assistentes de frenagem, manutenção de faixa e de ponto cego, suporte para manobras evasivas, assistente ativo de estacionamento, câmera 360°, iluminação ambiente de 64 cores, MBUX, 3 telas OLED (condutor e passageiro de 12,3" e central de 17,7"), sistema de som Burmester, Head-up Display, faróis Digital Light, sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 4,5°) e teto solar panorâmico.
Tanto o AMG S63 E Performance quanto o AMG GT 63 S E Performance já podem ser encomendados em todas as concessionários da marca no Brasil. Os preços são de R$ 1.635.000 e R$ 1.650.000, respectivamente. As entregas serão realizadas em julho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Mercedes-Benz Sprinter 2025 ganha novos itens de série; veja equipamentos