O Volvo S60 virou estatística: mais um sedã que deixa de ser produzido por conta da febre dos SUVs que também afeta a espanha. Se não quisermos seguir a tendência do mercado, isso está se tornando cada vez mais difícil. Na Europa, o modelo sueco foi se junta a outros sedãs maiores e falecidos, como Ford Mondeo, Mazda6, Opel Insignia e Renault Talisman.
Felizmente, os amantes de sedãs do segmento grande na Europa ainda têm o Alfa Romeo Giulia, o BMW Série 3, o Mercedes-Benz Classe C, o Peugeot 508, o Skoda Superb ou o Volkswagen Passat (somente na versão de entrada). Além disso, o Audi A5, substituto do veterano Audi A4, e o Toyota Camry 2025 estarão disponíveis por lá em breve.
Para se ter uma ideia do que se está perdendo, o Volvo S60 era um modelo de 4,77 metros de comprimento, com um design muito atraente e uma cabine que se destacava pela qualidade de seus materiais.
Também era uma escolha muito agradável em termos de conforto, enquanto a segurança era um dos aspectos mais brilhantes. O fabricante demonstrou alto desempenho nos testes de colisão do Euro NCAP, com um resultado de cinco estrelas, sem esquecer os vários auxílios à condução.
Em termos de sua gama mecânica, o Volvo S60 tinha uma peculiaridade importante: ao contrário de sua variante perua, a Volvo V60, o sedã nunca ofereceu motores a diesel, o que prejudicou seus números de vendas.
Na gasolina, no entanto, ele começou com o B4 micro-híbrido de 197 cv. Ele era acoplado à caixa de câmbio automática de dupla embreagem e sete velocidades, ele transmitia 30,6 kgfm de torque ao eixo dianteiro, acelerava de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e apresentava um consumo de combustível de 16,4 km/l.
Acima dele estava o B5 micro-híbrido de 250 cv e 35,7 kgfm, cuja aceleração melhorou para 6,5 segundos, enquanto o consumo de combustível foi de 14 km/l. Nesse caso, ele foi combinado com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades e um sistema de tração integral.
No topo da gama, havia o espetacular híbrido plug-in T8 AWD PHEV, com 455 cv. Além de um 0 a 60 em apenas 4,6 segundos, o consumo de combustível era de 148,2 km/l, graças a uma autonomia de 94 km no modo elétrico.
Com esse nível de desempenho, não é de se admirar que o carro esteja disponível em um acabamento esportivo Polestar Engineered. Se você quiser um Volvo S60, ele ainda está disponível em alguns mercados internacionais, mas na Espanha só resta o estoque da marca.
A estratégia apenas repete algo que a Volvo já havia feito no Brasil ainda em 2022, quando adotou a estratégia de focar apenas nos SUVs.
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