O novo Volkswagen Golf GTI Clubsport 2024 finalmente foi revelado em Nürburgring (Alemanha), na durante a tradicionao corrida de 24 Horas.
É assim que Wolfsburg quer comemorar o 50º aniversário do Volkswagen Golf - 300 cv para as 50 velas no bolo, fazendo que este Clubsport seja o Golf GTI mais potente de todos os tempos! Mas as novidades não param por aí.
Ao contrário do Golf GTI padrão, que agora possui 265 cv, o Clubsport é reconhecível à primeira vista graças às "asas" dianteiras maiores e em forma de seta, enquanto o acabamento é em preto brilhante e não na cor da carroceria.
Também disponíveis como opcional no Clubsport e em combinação com as novas luzes dianteiras IQ.LIGHT LED Matrix estão os conjuntos de luzes traseiras 3D LED com função de pisca dinâmico e sequências "Welcome" e "Goodbye" que podem ser personalizadas através da multimídia.
Um pouco mais acima, encontramos outro detalhe importante que distingue o Clubsport, ou seja, o spoiler de grandes dimensões (com a parte externa em preto brilhante) e com aberturas que permitem a passagem de ar, para adaptar a aerodinâmica a um desempenho superior.
Analisando a "parte inferior" do Clubsport, na traseira ainda encontramos os dois escapamentos simples, mas é possível comprar o sistema de escapamento esportivo Akrapovic como opcional, aumentando o som do motor (o item é de série no pacote opcional "Race").
Na lateral, além de encontrar o logotipo "GTI" com espaçamento diferente, são as rodas que dominam a cena: enquanto o GTI padrão de 265 cv é equipado com um conjunto de 17 polegadas, o Clubsport sai da fábrica em Wolfsburg com rodas de 18 polegadas com o mesmo design, com rodas de 19 polegadas como opcional.
As que você vê no vídeo são as "Queenstown", enquanto se você preferir manter a massa baixa, sua escolha pode recair sobre as "Warmenau" (nome da cidade onde o departamento de "Desempenho" está sediado), aros forjados de 19 polegadas que pesam apenas 8 kg cada.
Antigamente, tudo o que era preciso fazer para perceber que se tratava de um Golf GTI era identificar a bola na alavanca do câmbio ou o padrão xadrez típico do tecido dos bancos. Hoje ainda há tudo isso... mas também muito mais!
O botão de partida do motor, depois de abrir as portas, pisca em vermelho. Entre as várias opções de personalização, há uma gama de 30 cores para as luzes do ambiente.
O Clubsport, no entanto, vai ainda mais longe e, de fato, ao contrário do 265 cv, há assentos topo de linha em ArtVelours, um material muito robusto também encontrado nas portas, enquanto couro e fibra de carbono são oferecidos por um custo extra.
O que cham a atenção assim que você entra no Clubsport, no entanto, é a central multimídia modular de quarta geração (MIB4) com uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas que, como no GTI padrão, está disponível em duas versões diferentes: Ready 2 Discover (com navegação via GPS disponível como um upgrade) e Discover (com função de navegação de série).
Pagando um pouco mais, o áudio pode ser substituído pelo Sound System 2 de 480 watts da Harman Kardon, assim como a adição do assistente virtual via ChatGPT.
Na frente do motorista está a última geração do Digital Cockpit Pro de 10,2 polegadas, que vem de série e oferece vários gráficos selecionáveis por meio do botão View. No GTI Clubsport, assim como no Golf GTI, existe a possibilidade de adicionar Head Up Display.
São 300 cv e 40,8 kgfm de torque despejados no eixo dianteiro, esse é o fruto dessa versão do Clubsport com o motor EA888 evo4 turbo, a gasolina, de quatro cilindros com injeção direta TSI a 350 bar.
Combinado com a transmissão automatizada DSG de 7 marchas, o GTI Clubsport vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h, que pode subir para 267 km/h graças ao pacote "Race".
Ambos os GTIs contam com um diferencial de deslizamento limitado (XDS) no eixo dianteiro controlado eletronicamente, com o Vehicle Dynamics Manager suavizando o gerenciamento de torque mesmo sob as condições de direção mais extremas.
No Clubsport, esse sistema é configurado para oferecer uma resposta ainda mais incisiva do que no GTI de 265 cv, uma dirigibilidade que a fabricante alemão pretende aprimorar ainda mais graças à nova direção progressiva configurada por Sven Bohnhorst, ex-piloto de testes da Bugatti.
O Clubsport também pode ser equipado com sistema Dynamic Chassis Control (DCC), que acompanha o pacote opcional "Race" que, além de incluir os perfis de direção Eco, Comfort, Sport e Individual, no Clubsport também inclui o mapa especial, também conhecido como Nurburgring, que é especialmente calibrado para dominar o cronômetro no famoso "Inferno Verde".
O novo Golf GTI Clubsport poderá ser encomendado na Europa a partir de junho de 2024 com preços e acessórios que, no que diz respeito ao mercado italiano, ainda não foram anunciados. Considerando que o GTI "normal" começa em 44.950 euros (R$ 255.782), sua versão mais sofisticada pode ultrapassar os 50.000 euros (R$ 284.518).
A Volkswagen está estudando trazer o Golf de volta ao Brasil, de olho em uma versão esportiva para enfrentar Toyota GR Corolla e Honda Civic Type-R. Ciro Possobom, presidente da marca na América Latina, disse à Motor1.com que a marca ainda avalia se trará o Golf GTI ou o Golf R. Se a ideia é ter um esportivo bem exclusivo, o Clubsport poderia ser uma boa opção.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
E.D.: para Audi e Porsche, cliente premium é mais consciente sobre elétrico
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos