BMW confirma R 12 para o Brasil: veja o que ela traz
Moto com estilo clássico desembarcará por aqui no segundo semestre
Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade em fevereiro, a BMW oficializou a vinda da R 12 para o mercado brasileiro. A moto já teve o registro feito por aqui ainda em março e é a primeira vez que a montadora dá uma previsão para a sua chegada aqui: segundo semestre de 2024.
Executivos ouvidos pelo Motor1.com adiantaram que o lançamento da BMW R 12 no Brasil deve ocorrer até setembro. A marca ainda não deu todos os detalhes da configuração que será trazida para cá, mas a imagem divulgada pela empresa mostra a versão Roadster, indo de encontro ao que foi registrado por aqui em março. Na Europa, a moto ainda oferece versões opções com visuais nos estilos cafe racer, scrambler e até estradeira.
Na BMW R 12 Roadster, o visual é mais clássico. Com a evolução do motor boxer na linha GS, a BMW viu um espaço para quem queria uma experiência mais pura de seu clássico propulsor. A R 12 é vendida com um motor de cilindros contrapostos como manda o figurino, mas ainda é arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. Na moto, é o grande ponto focal e cercado por um chassi tubular. Dependendo da configuração, as rodas podem ser raiadas ou de liga leve.
O motor em si tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.
Nas medidas, a R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas têm 19" na dianteira e 16" na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.
Na Europa, a BMW R 12 traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Semana Motor1.com: novo Equinox, GAC no Brasil, Song Pro flex e mais
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Calmon: Novembro foi melhor mês do ano em vendas diárias
Icônico BMW M3 GTR do Need For Speed Most Wanted ganha versão real
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões