A BMW apresentou mais uma atualização para seu modelo mais vendido. O atual Série 3 foi lançado em 2019 com o código G20/G21, seguido de um grande facelift em 2022, conhecido internamente como LCI. Agora há outro facelift, mas um que se concentra menos no exterior do carro. Dessa vez, o foco do facelift do Série 3 está menos no design exterior, pois tudo permanece igual.
O foco principal da novidade apresentada na Europa está em uma maior autonomia elétrica para os modelos híbridos plug-in (PHEV), uma nova configuração de chassi e digitalização. O lançamento do BMW Série 3 Sedan e do Série 3 Touring (perua) revisados está programado para julho de 2024. Com a da atualização, a dupla deve permanecer na linha por mais alguns anos. O conceito Neue Klass, totalmente elétrico, deve chegar como o novo Série 3 sedã apenas em 2026.
No exterior, o novo design está rapidamente pronto e acabado. Você nem precisa de uma foto de antes e depois para ver os detalhes. Os fatos são os seguintes: não há mudanças. Os clientes em potencial da Série 3 podem escolher entre dois novos acabamentos de pintura externa.
Arctic Race Blue metálico e Fire Red metálico estão disponíveis no início das vendas. Novas rodas de liga leve de 19 polegadas também estão disponíveis em conjunto com o pacote esportivo M - e é isso.
O interior é um pouco mais opulento. A BMW acrescentou um novo volante esportivo em couro com shift paddles de série. Os detalhes das saídas de ar e da iluminação ambiente foram integrados, assim como as novas superfícies dos bancos e os acabamentos internos.
Os sistemas de assistência, como o alerta de colisão frontal e os sensores de estacionamento, já eram de série desde o facelift de 2022. Uma câmera de ré, um assistente de ré e o sistema de navegação baseado em nuvem agora também estão incluídos como equipamentos de fábrica. Assistente de direção e orientação de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop Go e Park Assist Plus estão disponíveis como opcionais para compradores do Série 3.
Com a introdução do iDrive 8.5, A BMW está reduzindo ainda mais o número de controles e botões e se concentrando nos comandos de voz e na função de toque por meio da tela inicial, com atalhos dispostos verticalmente. O acesso rápido permite a seleção direta de funções sem a necessidade de alternar para submenus. A barra de menu na parte inferior da tela de controle fornece acesso direto às funções de ar-condicionado. A BMW ainda oferece Head-Up Display e navegação com realidade aumentada como opcionais.
Em termos de motores, os puramente a combustão permanecem inalterados. Desde o grande facelift em 2022, o motor a gasolina de seis cilindros em linha e todos os motores a diesel foram equipados com tecnologia micro-híbrida. Seu gerador de partida de 48 Volts gera 11 cv adicionais. As caixas de câmbio manuais também foram descontinuadas desde então.
Com a nova atualização agora em 2024, os Série 3 híbridos plug-in são caracterizados por uma eficiência maior e um alcance elétrico significativamente maior. A linha agora se concentra nos modelos BMW 330e Sedan e BMW 330e Touring, que estão disponíveis tanto com a clássica tração traseira quanto com a tração integral. Sua tecnologia de tração consiste em um motor a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico integrado à transmissão Steptronic de 8 velocidades, que juntos geram uma potência de sistema de 292 cv.
A bateria de alta voltagem da quinta geração da tecnologia BMW eDrive é nova. Com espaço de instalação inalterado, sua capacidade usável dobrou para 19,5 kWh. Isso resulta em uma autonomia elétrica significativamente maior, de até 101 km, de acordo com o ciclo WLTP de testes.
O Série 3 também é o primeiro modelo híbrido plug-in da BMW com uma nova unidade de carga para carregamento de corrente alternada trifásica com uma potência aumentada de até 11 kW. Assim, a bateria de alta tensão pode ser carregada de zero a 100% em 2h15.
Ainda sem confirmação para o Brasil, os novos Série 3 devem chegar às lojas europeias da BMW em julho. Foi anunciado um preço inicial de 46.400 (R$ 261 mil) para o sedã e de 47.700 euros (R$ 268,3 mil) para a perua.
Fonte: BMW
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