A era híbrida começa para o Porsche 911. Um ponto de virada histórico para o ícone alemão, que recebe o sistema T-Hybrid para melhorar a eficiência sem perder nada em termos de desempenho. De fato, o híbrido chamado GTS é mais potente que um GT3 e promete um desempenho que faz jus ao seu nome.
Ao mesmo tempo, além do lançamento do primeiro 911 eletrificado, a Porsche apresenta uma versão atualizada do Carrera, que conta com um motor boxer mais potente e várias melhorias internas e externas. Mais importante que isso é que o 911 híbrido já está confirmado para o Brasil. Ele será trazido nas versões Carrera e Carrera GTS, sempre com tração traseira e carroceria conversível ou cupê. As entregas começam em 2025, mas não há data ainda para o início das reservas por aqui.
O design exterior do 911 foi revisado para melhorar a aerodinâmica. Pela primeira vez, a Porsche integrou todas as funções de iluminação nos faróis de LED, deixando de lado os piscas separados. Os faróis usam tecnologia LED Matrix (composta por mais de 32.000 pontos de luz e capaz de iluminar a estrada em até 600 metros), mas a supressão das setas permitiu mais espaço para entradas de ar maiores na seção dianteira do carro.
Na frente, também encontramos cinco aletas de ventilação ativa, que podem ser ajustadas conforme necessário para otimizar a aerodinâmica ou direcionar um alto fluxo de ar para os radiadores.
Porsche 911 GTS (2024)
Porsche 911 Carrera Cabriolet (2024)
Na traseira, o painel de iluminação tem um visual revisado e uma grade com cinco aletas que "desaparecem" no spoiler retrátil. A placa de identificação está posicionada mais alta, enquanto o sistema de escapamento é específico para cada modelo (nos GTS, o escapamento esportivo é padrão para um som mais pronunciado).
Sete estilos estão disponíveis para as rodas de liga leve, 19" ou 20" na dianteira e 20" ou 21" na traseira. Entre eles, o Exclusive Design com lâminas de carbono.
A Porsche revisou alguns aspectos do interior do 911, que está disponível em uma configuração de dois lugares como padrão, enquanto o 2+2 pode ser encomendado como opcional. O sistema de controle Porsche Driver Experience continua confirmado, com os controles essenciais dispostos no volante ou ao redor dele para fácil acesso em todas as condições.
Entre os controles, há o seletor de modo de condução e, pela primeira vez no 911, um botão de partida à esquerda do volante. O painel de instrumentos é totalmente digital e consiste em uma tela curva de 12,6 polegadas com sete opções de exibição, incluindo a tela "Classic", inspirada na Porsche, com cinco medidores redondos e um conta-rotações no centro. No centro do painel de instrumentos está a tela de 10,9 polegadas, que também integra o Apple CarPlay e o assistente de voz Siri.
O sistema T-Hybrid instalado no GTS consiste em um 3.6 de seis cilindros contrapostos, um turbocompressor elétrico (capaz de fornecer até 15 cv adicionais) e um motor elétrico síncrono de ímã permanente integrado à nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. O elétrico pode fornecer até 56 cv e 15,3 kgfm de torque a mais em determinadas condições de direção. Além disso, há uma bateria de 1,9 kWh de capacidade, funcionando com uma tensão de 400 Volts.
No total, o 911 híbrido (50 kg mais pesado que o GTS anterior) fornece 541 cv e 62,2 kgfm, dos quais 485 cv e 58,1 kgfm são fornecidos exclusivamente pelo motor de combustão. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e uma velocidade máxima de 312 km/h.
Porsche 911 Carrera Cabriolet (2024)
Também há mudanças importantes para o 911 Carrera, que continua a usar um boxer 3.0 turboalimentado não eletrificado com 394 cv e 45,9 kgfm. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos (3,9 segundos se o Pacote Sport Chrono for escolhido), enquanto a velocidade máxima é de 294 km/h.
Além do trem de força, a Porsche também trabalhou na suspensão. No 911 híbrido, ainda encontramos o sistema de ajuste ativo de chassi PDCC e a estabilização ativa de rolagem. Além disso, a suspensão esportiva com sistema PASM é eletricamente ajustável para reduzir a altura de condução em 10 mm.
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