Novo Mini Cooper 2025 começa a ser produzido em série e virá ao Brasil
Montagem concentrada na histórica fábrica de Oxford, na Inglaterra, contempla versões movidas a gasolina
Apresentado pela Mini no início de fevereiro, o Cooper 2025 em versão tradicional a combustão já começou a ser produzido em série na Europa. Em cerimônia realizada na histórica fábrica de Oxford, na Inglaterra, a empresa iniciou a montagem e anunciou a chegada do modelo ao mercado. Renovado com design inspirado na nova geração totalmente elétrica (revelada desde 2023), o modelo ficou mais tecnológico, equipado e seguro.
A Mini explica que a produção do Cooper em Oxford é viabilizada por meio da cooperação de outras duas fábricas do grupo BMW no Reino Unido. Dessa forma, a planta de Swindon produz prensas de carroceria e subconjuntos, enquanto os motores de três e quatro cilindros a gasolina são montados de Hams Hall, em North Warwickshire. Finalmente, todas peças são enviadas para Oxford, onde é realizada a produção da carroceria, pintura e montagem final.
Mini Cooper S 2024
Desde o lançamento do primeiro Mini moderno em 2001, mais de 4,4 milhões de unidades foram produzidos na Grã-Bretanha – incluindo 150.000 modelos Mini Electric que foram construídos entre 2019 e 2023. O complexo fabril britânico da Mini receberá mais de 3 bilhões de libras esterlinas em investimentos nos próximos anos e passará a produzir também elétricos. Hoje, o Cooper EV e o recém-lançado Aceman EV são feitos apenas na China.
Voltando ao Cooper a gasolina, interessados poderão escolher entre duas opções de motorização. No primeiro caso, o motor 2.0 turbo entrega 204 cv de potência e torque máximo de 30,6 kgfm, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. No segundo, o propulsor 1.5 turbo de três cilindros rende 156 cv, torque de 23,5 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A Mini destaca ainda conjunto de suspensão e amortecimento ajustado para uma condução ágil, além de direção mais precisa.
No interior, destaque para novo volante, tela OLED redonda com diâmetro de 240 mm e faixa de interruptores de alternância típica do Mini. Há ainda painel com superfície têxtil de duas cores, teto panorâmico de vidro e porta-malas que pode ser ampliado de 210 litros para até 725 litros com o rebatimento do banco traseiro em uma proporção de 60:40.
As vendas estão sendo iniciadas na Europa e outros mercados, como o Brasil, receberão o modelo na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões: Mini Cooper S, tradição “pero no mucho”
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Mini Cooper S é lançado no Brasil com preços a partir de R$ 239.990
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mini Cooper de 4 portas acompanha facelift e mantém motores a gasolina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novos Mini Countryman SE ALL4 e Cooper S têm chegada confirmada ao Brasil