O Mini Clubman não existe mais. O último exemplar saiu da linha de montagem da fábrica da empresa em Oxford, no Reino Unido, enquanto a fabricante trabalha para renovar sua linha de produtos para um futuro eletrificado.

A Mini apresentou o Clubman Final Edition em abril do ano passado, antes de anunciar em setembro que não tinha planos de lançar uma nova geração para o modelo. À medida que a empresa reformula seu portfólio, o Countryman servirá como o substituto de fato do Clubman, sobrevivendo ao abate graças à sua popularidade. O novo Aceman será colocado abaixo do Countryman para completar a linha.

Stefanie Wurst, diretora da marca Mini, observou no ano passado que a empresa vendeu duas vezes mais modelos Countryman do que Clubmans, o que facilitou a decisão de qual deles manter na linha. O Mini Clubman moderno chegou em 2007 como sucessor do original de 1969, em produção até o início dos anos 1980.

O novo Clubman ajudaria a gerar o Mini Clubvan em 2013. Ele também seria o primeiro modelo da marca com tração nas quatro rodas, com a introdução do Clubman All-4 em 2016. A Mini construiu mais de 1,1 milhão de Clubmans desde 2007. 

Embora o Clubman não esteja mais em produção, a Mini deu a ele um adeus apropriado com a Final Edition, limitando a produção a 1.969 exemplares em todo o mundo. Todas as unidades eram equipadas com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 192 cv. Infelizmente, nenhuma delas veio para o mercado brasileiro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com