Responsáveis por serem o segmento de entrada para a maioria dos brasileiros, os hatchbacks estão um pouco esquecidos e com poucas mudanças nos últimos tempos. Ainda assim, por seu preço acessível, ainda correspondem a 37,29% dos emplacamentos feitos em abril - em comparação, os SUVs são 46,15% dos automóveis vendidos no país.
A categoria dos subcompactos segue com dois representantes e, neste momento, o Fiat Mobi segue como o mais vendido, com 5.420 unidades emplacadas em abril, contra as 5.185 unidades do Renault Kwid. A diferença é pequena, mas ajuda o modelo da Fiat a se distanciar no acumulado, somando 20.085 veículos vendidos, enquanto o Kwid vendeu 18.319 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (ABRIL/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Fiat Mobi | 5.420 | 16,4% | 20.085 |
2º | Renault Kwid | 5.185 | 29,9% | 18.319 |
Líder de vendas no geral em abril, o Volkswagen Polo vai se distanciando dos rivais no acumulado, graças ao resultado de 12.434 unidades vendidas em abril, mais de 3 mil a mais em comparação com o Chevrolet Onix (9.087). Assim, o hatch alemão chega a 39.697 unidades no 1º quadrimestre, enquanto o modelo da GM contabiliza 26.853 unidades.
Se o Polo está isolado na liderança, é mais interessante olhar na disputa pela 2ª colocação. O Chevrolet Onix neste momento está no topo, com 9.087 unidades vendidas no mês, mas é seguido de perto por Fiat Argo (8.599) e Hyundai HB20 (8.194). No acumulado, apenas 606 unidades separam o trio, mostrando o quão disputado está.
O quinto mais vendido foi a surpresa do mês. O BYD Dolphin Mini emplacou nada menos que 3.143 unidades, um recorde não só para a marca como para os carros elétricos, superando Toyota Yaris, Citroën C3 e Peugeot 208. É um resultado expressivo, mostrando que há um interesse forte por um carro elétrico mais acessível - mesmo que custe pouco mais de R$ 100 mil.
Entre os hatches médios, Chevrolet Cruze Sport6, o último com um preço menor, está emplacando as últimas unidades e registrou somente 13 unidades no mês. A produção na Argentina, assim como a do sedã, foi encerrada no final do ano passado. Em breve, quem quiser um hatch maior, terá que ir atrás de um modelo das marcas premium.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (ABRIL/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Volkswagen Polo | 12.434 | 4,1% | 39.697 |
2º | Chevrolet Onix | 9.087 | 17,2% | 26.853 |
3º | Fiat Argo | 8.599 | 25,5% | 26.652 |
4º | Hyundai HB20 | 8.194 | 55,0% | 26.247 |
5º | BYD Dolphin Mini | 3.143 | 27,3% | 5.637 |
6º | Toyota Yaris | 2.227 | 3,5% | 8.222 |
7º | BYD Dolphin | 1.619 | -5,2% | 6.952 |
8º | Citroën C3 | 1.537 | -6,1% | 6.568 |
9º | Peugeot 208 | 1.472 | 30,4% | 5.974 |
10º | Honda City Hatch | 1.004 | 10,1% | 3.485 |
11º | Renault Sandero | 365 | -7,8% | 1.598 |
12º | JAC E-JS1 | 135 | -30,4% | 580 |
13º | Mini Cooper | 89 | -36,4% | 363 |
14º | Audi A3 | 27 | -52,6% | 130 |
15º | Chevrolet Cruze Sport6 | 13 | -61,8% | 142 |
16º | Mercedes-Benz Classe A | 12 | 300,0% | 25 |
17º | Honda Civic Type-R | 9 | 125,0% | 35 |
18º | Caoa Chery iCar | 1 | -66,7% | 23 |
19º | Nissan Leaf | 0 | -100,0% | 25 |
20º | Toyota GR Corolla | 0 | -100,0% | 12 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop