Dados divulgados pela consultoria JATO Dynamics acabam de revelar os números comerciais da Europa no mês de março. Com aproximadamente 1.377.541 veículos comercializados no no período (soma de 28 países), o mercado recuou cerca de 2,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e sentiu os impactos da desaceleração da demanda por carros elétricos.
Apesar de leve, a queda tem relação direta com os altos preços cobrados pelos EVs. "Os preços muito elevados dos carros elétricos bloqueiam a transição dos modelos a gasolina e diesel para os veículos a bateria. Há também incerteza sobre os incentivos estatais em muitos países europeus e ao temores sobre a vida útil da bateria", comenta Felipe Munoz , analista global da JATO Dynamics.
Entre os modelos mais vendidos do mês, destaque para o elétrico Tesla Model Y. Apesar de ter caído 42% em relação a março de 2023, o crossover emplacou 26.847 unidades e desbancou tradicionais campeões do mercado europeu. O Volkswagen Golf, por exemplo, ficou em segundo lugar com 25.779 unidades registradas (+43%) enquanto o Dacia Sandero somou 25.660 matrículas (+23%) e ficou na terceira posição.
O ranking revela ainda crescimento importante de outros modelos, como Renault Clio (+28%), Ford Puma (+26%), Toyota Yaris (+39%) e Nissan Juke (+30%).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Tesla é o 1º elétrico da história a ser o carro mais vendido da Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
BYD e Tesla Model Y dominaram vendas na China no 1º semestre