Em uma surpreendente reviravolta, o Tesla Model Y garantiu seu lugar como o carro mais vendido da Europa em 2023. Dados preliminares dos especialistas em pesquisa de mercado da Dataforce revelam que o veículo elétrico estabeleceu uma sólida liderança sobre seu concorrente mais próximo, o Dacia Sandero.
O Tesla Model Y triunfou sobre o hatch romeno com uma vantagem de 254.822 a 235.893 unidades no acumulado do ano passado e atingiu um feito histórico ao se tornar o primeiro elétrico a ser o carro mais vendido da Europa no fechamento de um ano.
Galeria: Tesla Model Y 2021
Como o Model Y ganhou a coroa? Um dos principais motivos é que a Tesla catapultou estrategicamente o crossover para o sucesso ao implementar cortes substanciais de preços no início de 2023, uma tendência que persiste em 2024. A empresa também se beneficiou de incentivos direcionados a carros de fabricados na Alemanha no ano passado, onde o Model Y emergiu como o carro EV mais vendido, com aproximadamente 45.800 registros, de acordo com a Automotive News.
Ao longo de 2023, o Model Y conquistou a posição de mais vendido em 7 dos 12 meses, demonstrando sua popularidade contínua junto ao público europeu. O Dacia Sandero liderou em quatro meses, enquanto o Volkswagen T-Roc garantiu o primeiro lugar em um mês. Veja abaixo uma lista dos 20 veículos mais vendidos na Europa no ano passado:
Os 20 modelos mais vendidos da Europa em 2023
Em contraste com as classificações do ano anterior, em que o Peugeot 208 reinou como o mais vendido da Europa em 2022 e o Sandero ficou em segundo lugar. Enquanto isso, o VW Golf, que liderou as paradas de vendas em 2021, caiu para o sétimo lugar em 2023. Como nota final, o Model Y foi o quinto modelo mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, com aproximadamente 403.897 unidades entregues aos clientes. Esse número representa um aumento de 16% em comparação com 2022.
Fonte: Automotive News