Depois de alcançar mercados da Europa, onde já está à venda, a nova geração do Duster terá foco comercial direcionado para países emergentes. Prova disso vem da Índia, onde a divisão local da Renault acaba de confirmar o lançamento do modelo. O SUV chegará por lá entre o fim deste ano e o início de 2025 e estreará acompanhado de diversas outras novidades.

Em teaser, a Renault deixou à mostra alguns detalhes e adiantou que a nova geração do Duster chegará à Índia com elementos próprios no design. Na comparação com a versão Dacia vendida na Europa, o modelo da imagem exibe novo arranjo interno dos faróis, nova malha interna da grade e para-choque com aspecto geral bem mais robusto. A troca de logotipos também será outra mudança.

Dacia Duster (2024)

Já em termos dimensionais, o novo Duster será o mesmo nas duas regiões. Ou seja, terá 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, será possível levar até 472 litros. A plataforma CMF-D também será a mesma, mas deverá passar por alguns ajustes e simplificações para ser produzida a preços mais competitivos na Índia.

Nissan Terrano

Terrano foi versão Nissan do Duster de primeira geração

Outra novidade confirmada é que a Nissan repetirá estratégia já implementada localmente e também terá sua própria versão do Duster. A variante japonesa também aparece em teaser e terá a missão de suceder o finado Terrano. Apesar do parentes técnico direto, o modelo Nissan terá design próprio com direito a LEDs interligados na dianteira, para-choque exclusivo e rodas com desenho inédito.

Dacia Bigster concept

Além do Duster e do sucessor do Terrano, Renault e Nissan preparam para a Índia mais dois SUVs. Ambos serão lançados posteriormente e terão a mesma base técnica dos modelos originais mecionados. A diferença ficará por conta do porte, do espaço para até 7 passageiros e do posicionamento mais refinado. Na prática, a estratégia adotada será a mesma já aplicada pela Hyundai com os modelos Creta e Alcazar.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com