Há algumas semanas, a fábrica da Audi em Heilbronn produziu o último R8 com motor a combustão: um exemplar amarelo Vegas com o pacote Performance Quattro Edition, detalhes em fibra de carbono e rodas de 20 polegadas.
Assim terminou a história de quase 20 anos do supercarro alemão, que pode ser revivido em uma forma completamente nova nos próximos anos. Deixando de lado os V8s e V10s que acompanharam o R8 durante sua vida, a Audi está se preparando para se tornar 100% elétrica.
Para dizer a verdade, não sabemos se o superesportivo movido a bateria de Ingolstadt será realmente chamado de R8 ou se um novo nome será adotado. Mas outros rumores nos dizem que os engenheiros alemães estão de fato trabalhando em um herdeiro espiritual desse modelo, que estará entre os mais extremos já produzidos pela empresa.
A nossa projeção imagina a aparência desse hipotético R8 e-tron. O novo Audi deve manter, em grande parte, a silhueta do modelo atual e pode ser construído, pelo menos em parte, à mão.
A forma ainda deve ser esticada e semelhante à de um carro com motor central, com saliências reduzidas na frente e um design de "cúpula" para melhorar a aerodinâmica o máximo possível (que poderia fazer uso de alguns elementos ativos que variam sua inclinação de acordo com a velocidade). Esperamos a estreia de uma nova tecnologia de faróis, a presença de um cockpit verdadeiramente sci-fi e um desempenho extremo.
De acordo com a Autocar, a próxima geração do R8 poderia ser desenvolvida em uma variante adaptada da plataforma SSP. Essa arquitetura integrará componentes das arquiteturas MEB e da EPP e deverá entrar em produção em 2027.
Segundo o diretor técnico da Audi, Oliver Hoffman, conversando com a revista britânica, essa plataforma será a base de 80% dos modelos do Grupo Volkswagen nos próximos anos.
A plataforma será capaz de suportar motorizações de até 1.700 cv, com a variante 'Sport' também dando origem ao Porsche K1, um grande SUV elétrico de 7 lugares.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi R8 fora de linha provoca corrida às lojas e dispara nas vendas
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Oficial: Audi deixa de produzir o R8
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Audi R8 tem produção estendida até março antes de sair de linha
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Especial: Ao volante do último Audi R8 a combustão - de lado!