Depois de apresentar o Compass 2025 com o motor de 272 cv da Ram Rampage, era só uma questão de tempo para a Jeep repetir a estratégia, revelando o Commander 2025. O SUV maior, porém, ganhou mais versões, ficou mais barato e passa a contar com mais itens de segurança em todas as configurações.
Olhando de fora, o novo Jeep Commander 2025 não mudou muito, mas a marca retrabalhou o catálogo. A versão Longitude T270 1.3 turbo flex passa a ser oferecida com 5 lugares e a terceira fileira como opcional. O motor 2.0 turbo a gasolina da Ram Rampage está lá, equipando as novas versões Overland Hurricane e a inédita Blackhawk Hurricane.
Agora, o Jeep Commander 2025 ficou de R$ 18 mil a R$ 40 mil mais barato dependendo da configuração. Sendo assim, o SUV é comercializado agora nas versões Longitude 1.3T flex 5 lugares (R$ 217.290), Longitude 1.3T flex com opcional de 7 lugares (R$ 225.990, R$ 15.600 mais barata), Limited 1.3T flex (R$ 240.990, R$ 20.800 mais barata), Overland 1.3T flex (R$ 262.990, R$ 27.000 mais barata), Overland 2.0 turbodiesel 4x4 (R$ 298.290, R$ 40.700 mais barata), Overland 2.0 turbo a gasolina 4x4 (R$ 308.290) e Blackhawk 2.0 turbo a gasolina 4x4 (R$ 321.290).
Com o lançamento da linha 2025, a Jeep também aumentou o tempo de garantia do Commander, que passa de 3 para 5 anos no total. A marca ainda oferecerá serviço de blindagem nível III-A sem perda de garantia e com valor no financiamento por meio de uma parceira.
Novo Jeep Commander Longitude T270 flex AT6 4x2 2025
A grande novidade para o SUV fica por conta da introdução do motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane-4, o mesmo já utilizado pela Ram Rampage. Ele vem de série nas novas versões Overland Hurricane e Blackhawk Hurricane. Assim como na picape, é capaz de entregar 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Possui bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. As opções 1.3 turbo flex T270 (até 185 cv e 27,5 kgfm) e 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) seguem sem alterações. O primeiro tem câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.
Com o novo motor turbo a gasolina, a Jeep utilizará o câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4, mesmo conjunto das versões diesel. Assim como no Compass diesel e na Rampage, tem modos selecionáveis, como lama e areia, por exemplo. Com isso, o Jeep Commander 2025 com o motor Hurricane-4 consegue acelerar a 100 km/h em 7 segundos partindo da imobilidade, de acordo com dados da marca. A velocidade máxima declarada é de 220 km/h. Para o consumo, a classificação no InMetro mostra 8,0 km/l em uso urbano e 10,2 km/l na estrada.
Novo Jeep Commander Blackhawk Hurricane-4 2.0 turbo AT9 4x4 2025
Para se adequar ao novo desempenho do Commander 2025 nas versões Overland e Blackhawk, a Jeep efetuou uma recalibração dos amortecedores e nas molas, sendo que o SUV permanece com suspensão independente nas 4 rodas em todas as versões. Outra medida para segurar o 2.0 turbo foi a adoção de nova bomba de vácuo, novas pinças de freio, enquanto os discos dianteiros ficaram maiores, indo a 330 mm de diâmetro. No caso da Blackhawk, as pinças são pintadas de vermelho.
A partir da versão Overland flex, utilizam-se rodas de 19 polegadas com pneus de medida 235/50 R19, dotados de uma membrana que sela pequenos furos na banda de rodagem automaticamente. São pneus Pirelli Scorpion, com a tecnologia "seal inside" da fabricante.
Novo Jeep Commander Blackhawk Hurricane-4 2.0 turbo AT9 4x4 2025
Outra coisa que foi retrabalhada é a lista de itens de série. Todas as versões, passam a contar de série com assistentes de condução de nível 2 (ADAS L2). O pacote inclui assistente de centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito.
Visualmente, é difícil encontrar as alterações, exceto pela Blackhawk que tem acabamento escurecido e elementos exclusivos da grade. As equipadas com o novo motor recebem duas saídas de escape na traseira. As rodas, que variam de 18 a 19", também ganharam novos desenhos. A versão Blackhawk tem pinças vermelhas também. A Overland também tem mais peças pintadas, porém mais discreta e voltada ao luxo, com interior na cor marrom.
Opcional
Longitude +
Limited +
Overland flex +
Overland turbodiesel +
Overland Hurricane +
Novo Jeep Commander Overland Hurricane-4 2.0 turbo 4x4 AT9 2025
Se o Compass com o novo motor ficou parecendo um Abarth disfarçado, para o Jeep Commander a história é um pouco diferente. Com um porte maior que o SUV médio, a potência extra resolve a letargia de aceleração dos modelos 1.3 turbo flex e 2.0 turbodiesel. Os Commander Hurricane não são para performance, prestam-se mais a trazer o desempenho que o SUV grande precisava.
Porém, alguns sintomas do câmbio de 9 marchas são os mesmos para Ram Rampage, Jeep Compass e Jeep Commander com o novo 2.0 turbo a gasolina. Mesmo em condução civilizada, a transmissão está sempre buscando a melhor relação de marcha para aproveitar a faixa de torque e potência do propulsor. Como são 9 relações, esse processo acontece constantemente. O lado positivo é que as trocas não percebidas, só o ronco e o ponteiro do conta-giros ficam variando o tempo todo.
Quanto às mudanças de calibração na suspensão, o Commander se beneficia do peso mais elevado e acaba não transparecendo como mais firma, algo que é bem pronunciado no Compass 2025 Hurricane. Da mesma forma, os freios com discos maiores dão conta de parar o Commander com segurança em emergências.
O Motor1.com Brasil teve um breve contato com o novo Commander 2024 na versão Overland Hurricane no Uruguai. Ao menos por lá, com pistas planas e mais bem cuidadas que as brasileiras, os 272 cv do novo motor não pareceram um exagero. É a medida certa de desempenho que um SUV do tamanho do Commander precisa. Na Overland, mais discreta, os bancos de couro marrom dão um toque mais requintado à cabine.
Entre uma versão de cinco lugares mais em conta, configurações mais potentes e maior segurança de série, a Jeep tem uma receita melhor para contemplar um público maior e que está demandando cada vez mais SUVs grandes e de 7 lugares.
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