O mês de abril está em um ritmo de vendas bem parecido como de março, com 96.232 unidades emplacadas até nos primeiros 15 dias, somente 0,5% abaixo do mesmo período no mês passado. Ainda assim, está bem movimentado, com uma disputa acirrada pela 1ª posição entre as fabricantes.
A Volkswagen estava liderando até o fim de semana, mas acabou sendo ultrapassada novamente pela Fiat, que retomou a liderança e soma 17.012 unidades, contra as 16.422 unidades da VW. É uma diferença bem pequena, de 590 veículos, e as duas vão brigar bastante até o fim do mês. A Chevrolet manteve a 3ª posição, com 14.322 carros emplacados.
Do lado oposto do top 10, a Caoa Chery superou a BYD e conseguiu a 10ª colocação, graças ao resultado do Tiggo 7, que ganhou uma versão mais acessível no mês passado e agora está com 3.166 unidades emplacadas em abril. A BYD, apesar do sucesso do Dolphin Mini, ainda está sofrendo com a greve do Ibama, que travou carros nos portos pela falta da emissão do certificado ambiental.
# |
Marca |
Abril | Acumulado |
Diferença |
||
Vendas | Participação | Vendas 2024 | Participação 2024 | |||
1º | Fiat | 17.012 | 17,7% | 118.522 | 20,48% | -14% |
2º | Volkswagen | 16.422 | 17,1% | 93.733 | 16,19 | -3% |
3º | General Motors | 14.322 | 14,9% | 71.171 | 12,30% | +22% |
4º | Hyundai | 9.531 | 9,9% | 46.726 | 8,07% | +58,1% |
5º | Toyota | 8.886 | 9,2% | 50.835 | 8,78% | +10% |
6º | Renault | 4.203 | 4,4% | 30.916 | 5,34% | -18% |
7º | Nissan | 3.747 | 3,9% | 23.303 | 4,03% | -9% |
8º | Jeep | 3.553 | 3,7% | 29.206 | 5,05% | -28% |
9º | Honda | 3.434 | 3,6% | 20.418 | 3,53% | -2% |
10º | Caoa Chery | 3.166 | 3,3% | 14.794 | 2,56% | +20% |
11º | BYD | 2.561 | 2,7% | 17.470 | 3,02% | -24% |
12º | Ford | 1.818 | 1,9% | 9.988 | 1,73% | +44% |
13º | Citroën | 1.314 | 1,4% | 8.121 | 1,40% | -9% |
14º | Ram | 1.083 | 1,1% | 8.509 | 1,47% | -23% |
15º | Mitsubishi | 999 | 1,0% | 5.734 | 0,99% | +4% |
16º | GWM | 835 | 0,9% | 6.570 | 1,14% | -11% |
17º | BMW | 656 | 0,7% | 3.776 | 0,65% | -3% |
18º | Peugeot | 653 | 0,7% | 6.444 | 1,11% | -19% |
19º | Kia | 300 | 0,3% | 1.607 | 0,28% | +16% |
20º | Mercedes-Benz | 295 | 0,3% | 1.722 | 0,31% | -7% |
Entre os modelos, o Volkswagen Polo tem segurado a liderança conquistada no mês passado e está com 6.227 unidades emplacadas. O resultado é 5,2% menor do em março, mas beneficia-se do fato de que a Fiat Strada, sua rival em vendas gerais, está com uma queda de 7,4% e vendeu 5.090 veículos durante a 1ª quinzena. O intruso aqui é o Hyundai HB20, 2º mais vendido e que cresceu 83,6% em relação ao mês anterior, com 5.340 unidades.
O segmento dos SUVs também está bem disputado. O Chevrolet Tracker está liderando no mês, com 2.888 unidades, porém ainda não conseguiu a 1ª posição no acumulado, que ainda é do Hyundai Creta. O Volkswagen T-Cross está na 2ª colocação da categoria, emplacando 2.844 veículos vendidos em abril. O Creta está em crescimento, contabilizando 2.719 veículos e ainda tem 16.319 unidades no acumulado.
A estratégia da Caoa Chery está mostrando ter sido correta, pois as vendas do Tiggo 7 dispararam desde a chegada da versão Sport. Mesmo emplacando 1.745 unidades em março, o SUV médio está com 1.561 veículos vendidos em abril, um aumento de 62,6% - se continuar neste ritmo, vai dobrar as vendas em comparação ao mês anterior. E tem chances de ser o mais vendido do segmento, pois o Toyota Corolla Cross está com 1.893 unidades no mês, uma diferença de somente 332 veículos. O Jeep Compass, estranhamente, está com uma queda de 37,2% e vendeu 1.561 unidades.
Entre os elétricos, o BYD Dolphin Mini segue na liderança absoluta e já vendeu 1.241 unidades, uma queda de 8,6% ante março, mas que o mantém acima de diversos hatchbacks tradicionais como Toyota Yaris (1.139) e Citroën C3 (785). Por outro lado, o Dolphin perdeu ritmo e emplacou 568 veículos, 39,5% a menos.
Posição | Modelo | Março | Abril | Diferença | Acumulado |
1º | Volkswagen Polo | 11.943 | 6.227 | -5,2% | 33.490 |
2º | Hyundai HB20 | 5.288 | 5.340 | 83,6% | 23.393 |
3º | Fiat Strada | 9.990 | 5.090 | -7,4% | 31.670 |
4º | Chevrolet Onix | 7.753 | 4.459 | 4,6% | 22.225 |
5º | Fiat Argo | 6.850 | 3.417 | -9,3% | 21.470 |
6º | Chevrolet Onix Plus | 3.986 | 3.306 | 50,8% | 14.110 |
7º | Chevrolet Tracker | 4.711 | 2.888 | 11,5% | 15.553 |
8º | Volkswagen T-Cross | 5.462 | 2.844 | -5,3% | 15.702 |
9º | Volkswagen Saveiro | 4.607 | 2.811 | 10,9% | 15.176 |
10º | Hyundai Creta | 4.317 | 2.719 | 14,5% | 16.319 |
11º | Volkswagen Nivus | 3.915 | 2.558 | 18,8% | 13.261 |
12º | Nissan Kicks | 5.033 | 2.398 | -13,4% | 15.412 |
13º | Toyota Hilux | 3.498 | 2.331 | 21,2% | 12.542 |
14º | Honda HR-V | 3.656 | 2.101 | 4,5% | 11.807 |
15º | Toyota Corolla Cross |
3.326 | 1.893 | 3,5% | 11.180 |
16º | Fiat Toro | 3.957 | 1.872 | -14,0% | 12.091 |
17º | Fiat Mobi | 4.658 | 1.810 | -29,3% | 16.475 |
18º | Jeep Renegade | 3.881 | 1.796 | -15,9% | 12.198 |
19º | Toyota Corolla | 3.166 | 1.794 | 3,0% | 9.603 |
20º | Fiat Fastback | 3.819 | 1.786 | -15,0% | 12.490 |
21º | Caoa Chery Tiggo 7 | 1.745 | 1.561 | 62,6% | 4.415 |
22º | Fiat Pulse | 3.038 | 1.519 | -9,1% | 10.042 |
23º | Renault Kwid | 3.992 | 1.508 | -31,3% | 14.642 |
24º | Hyundai HB20S | 1.221 | 1.425 | 112,2% | 6.552 |
25º | Jeep Compass | 3.971 | 1.371 | -37,2% | 13.007 |
26º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.464 | 1.287 | -5,0% | 7.721 |
27º | BYD Dolphin Mini | 2.469 | 1.241 | -8,6% | 3.735 |
28º | Chevrolet Montana | 2.165 | 1.217 | 2,2% | 7.032 |
29º | Renault Duster | 2.208 | 1.174 | -3,3% | 6.720 |
30º | Volkswagen Virtus | 3.016 | 1.153 | -30,5% | 9.078 |
31º | Toyota Yaris | 2.151 | 1.139 | -3,7% | 7.134 |
32º | Chevrolet S10 | 1.740 | 1.109 | 15,9% | 6.488 |
33º | Ford Ranger | 1.395 | 1.043 | 35,9% | 6.096 |
34º | Chevrolet Spin | 457 | 914 | 263,6% | 3.226 |
35º | Toyota Yaris Sedan | 1.444 | 849 | 6,9% | 5.414 |
36º | Ram Rampage | 2.133 | 842 | -28,2% | 6.760 |
37º | Toyota SW4 | 1.077 | 787 | 32,9% | 4.341 |
38º | Citroën C3 | 1.637 | 785 | -12,8% | 5.815 |
39º | Fiat Cronos | 1.884 | 702 | -32,3% | 7.168 |
40º | Fiat Fiorino | 1.666 | 647 | -29,4% | 5.277 |
41º | Nissan Frontier | 910 | 580 | 15,9% | 2.945 |
42º | Nissan Versa | 1.160 | 577 | -9,6% | 3.563 |
43º | BYD Dolphin | 1.706 | 568 | -39,5% | 5.899 |
44º | BYD Song Plus | 1.450 | 565 | -29,2% | 5.435 |
45º | Mitsubishi L200 | 886 | 546 | 12,0% | 3.076 |
46º | GWM Haval H6 | 1.097 | 519 | -14,0% | 4.362 |
47º | Honda City | 954 | 490 | -6,6% | 3.285 |
48º | Renault Oroch | 1.095 | 459 | -23,8% | 3.595 |
49º | Renault Kardian | 616 | 455 | 34,3% | 1.109 |
50º | Honda City Hatch | 912 | 445 | -11,3% | 2.926 |
51º | Citroën C3 Aircross | 710 | 415 | 6,3% | 1.348 |
52º | Peugeot 208 | 1.129 | 412 | -33,7% | 4.914 |
53º | Renault Master | 932 | 384 | -25,1% | 2.964 |
54º | Volkswagen Taos | 930 | 371 | -27,5% | 3.463 |
55º | Jeep Commander | 1.026 | 367 | -35,0% | 3.584 |
56º | Mitsubishi Eclipse Cross | 703 | 365 | -5,6% | 2.133 |
57º | Ford Territory | 128 | 324 | 360,2% | 1.507 |
58º | GWM Ora 03 | 608 | 316 | -5,5% | 2.208 |
59º | Caoa Chery Tiggo 8 | 615 | 315 | -6,9% | 2.611 |
60º | Honda ZR-V | 619 | 272 | -20,1% | 1.677 |
61º | BMW X1 | 501 | 203 | -26,3% | 1.321 |
62º | Nissan Sentra | 500 | 192 | -30,2% | 1.354 |
63º | BMW Série 3 | 290 | 179 | 12,2% | 958 |
64º | Peugeot 2008 | 195 | 165 | 53,8% | 526 |
65º | Chevrolet Trailblazer | 99 | 165 | 203,0% | 353 |
66º | Volkswagen Tiguan | 348 | 155 | -19,0% | 1.067 |
67º | Renault Sandero | 396 | 154 | -29,3% | 1.387 |
68º | Chevrolet Equinox | 232 | 148 | 16,0% | 762 |
69º | Kia K2500 | 192 | 134 | 26,9% | 723 |
70º | Audi Q3 | 227 | 124 | -0,7% | 669 |
71º | Iveco Daily | 114 | 122 | 94,6% | 426 |
72º | Ford Transit | 246 | 121 | -10,6% | 701 |
73º | Volkswagen Amarok | 263 | 115 | -20,5% | 982 |
74º | Volkswagen Jetta | 268 | 113 | -23,3% | 882 |
75º | BYD Seal | 350 | 111 | -42,3% | 1.526 |
76º | Ford E-Transit | - | 102 | - | 102 |
77º | Porsche 911 | 161 | 102 | 15,2% | 501 |
78º | Volvo XC60 | 282 | 99 | -36,2% | 832 |
79º | Ford Bronco | 220 | 97 | -19,8% | 677 |
80º | Kia Stonic | 109 | 95 | 58,5% | 302 |
81º | Fiat Scudo | 267 | 94 | -36,0% | 1.059 |
82º | Ford Maverick | 261 | 91 | -36,6% | 716 |
83º | JAC E-JS1 | 194 | 89 | -16,6% | 534 |
84º | Mitsubishi Pajero | 159 | 88 | 0,6% | 525 |
85º | Toyota RAV4 | 184 | 87 | -14,0% | 596 |
86º | Ram Classic | 128 | 81 | 15,1% | 491 |
87º | Ram 3500 | 136 | 73 | -2,4% | 475 |
88º | Ram 2500 | 108 | 71 | 19,5% | 379 |
89º | MAN-Volkswagen Express | 160 | 70 | -20,5% | 568 |
90º | BYD Yuan Plus | 224 | 70 | -43,2% | 793 |
91º | Renault Logan | 140 | 68 | -11,7% | 489 |
92º | Honda Civic | 104 | 68 | 18,9% | 401 |
93º | Mercedes-Benz Classe C | 171 | 68 | -27,7% | 339 |
94º | Chevrolet Cruze | 181 | 67 | -32,7% | 545 |
95º | BMW X4 | 107 | 65 | 10,5% | 321 |
96º | Audi Q5 | 159 | 64 | -26,8% | 489 |
97º | Land Rover Discovery |
138 | 62 | -18,3% | 491 |
98º | Citroën Jumpy | 157 | 60 | -30,5% | 417 |
99º | EFFA V21 | 82 | 58 | 28,6% | 342 |
100º | BMW X3 | 64 | 58 | 64,8% | 238 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro