Apresentado mundialmente em fevereiro, o Toyota Corolla Cross reestilizado já está pronto para estrear no Brasil. O SUV médio com design atualizado foi visto no Brasil sem qualquer camuflagem, confirmando que terá o mesmo visual da versão global, alterando consideravelmente a grade dianteira. O lançamento acontecerá ainda este mês.
Os flagras foram publicados por Guilherme Sousa, do canal Ver-o-Carro, no Instagram; e por nosso parceiro Renato Maia, do Falando de Carro, com unidades do Toyota Corolla Cross 2025 em um caminhão cegonha. As imagens de Sousa são de uma carreta em Marituba, região metropolitana de Belém do Pará, que está seguindo para Manaus, enquanto as de Maia foram feitas em Bacabal (MA) indicando que já está sendo distribuido para as concessionárias.
Como vimos nas imagens oficiais, o Corolla Cross mexe bastante na parte dianteira, adotando uma grade totalmente integrada à carroceria, com furos na lataria ao invés de uma peça separada. Os faróis terão o mesmo formato, mexendo no desenho interno. Logo abaixo aparece um novo elemento, imitando uma passagem de ar para os pneus, porém é uma peça fechada.
As fotos de Maia já revelam outros detalhes. Ao contrário da expectativa, o abafador de escapamento largo, que foi apelidado por muitos como "marmita", seguirá no carro e bem visível. A lateral agora trará o emblema "HEV", pois com o lançamento do RAV4 PHEV, a Toyota começará a diferenciar as duas tecnologias.
Recentemente, o Inmetro atualizou a tabela da Etiquetagem Veicular e adicionou o Corolla renovado. Os números indicam que o SUV ficou mais econômico com o motor 2.0 aspirado de 177 cv, fazendo 9,3 km/litro na estrada com etanol e 13,3 km/litro com gasolina, o que são 0,3 km/litro a mais com ambos os combustíveis em relação ao modelo 2024. Já o rendimento na cidade é de 8,2 km/litro com etanol e 11,6 km/litro com gasolina, uma diferença de somente 0,1 km/litro quando usando gasolina e igual com o biocombustível.
Melhorou bem mais na versão híbrida, passando a fazer 12,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, um ganho de 0,7 km/litro e 0,4 km/litro, respectivamente. Porém, perdeu um pouco na gasolina, agora registrando 17,7 km/litro no ciclo urbano e 14,6 km/litro no rodoviário, uma perda de 0,1 km/litro em ambos os casos.
Caso siga todas as mudanças da versão global, o Corolla Cross 2025 irá resolver algumas críticas dos clientes sobre os equipamentos. Perderá o pedal de estacionamento, passando a ter freio eletrônico, enquanto o painel de instrumentos receberá um cluster totalmente digital nas versões mais caras, fazendo com que fique um pouco mais próximo dos rivais em termos de tecnologia embarcada.