Há alguns anos, Stefan Weckbach, na época o engenheiro-chefe do Porsche Taycan, construiu um protótipo estranho. "Ele veio até mim com um Taycan de aparência normal, com dois assentos de corrida e mais potência", disse o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, ao Motor1 no lançamento do carro na Espanha.
Ele disse: "Você pode dirigi-lo? Eu estava olhando para os pneus e eles eram Pirelli Corsas do Panamera. Eu disse: 'Tudo bem, parece bom', e demos uma volta em Weissach (ALE). Não tinha nem placa de identificação e o carro andava muito rápido."
Kern aprovou. O sucessor de Weckbach, Kevin Giek, reviveu o projeto algum tempo depois. O objetivo era essencialmente construir o veículo elétrico definitivo e nenhuma ideia era boba demais. Era para ser um verdadeiro esforço de "às escondidas". A equipe de desenvolvimento era pequena e respondia apenas a Giek e à diretoria da Porsche - sem gerência intermediária, sem processos de aprovação complexos e com liberdade de construção quase sem precedentes.
O Turbo GT apresenta uma série de ajustes em comparação com o Taycan Turbo S. Um novo inversor de carboneto de silício para o motor traseiro aumenta a potência total para 1.107 cavalos ao usar o controle de largada. O Turbo S tem pico de 1033 cv e 788 cv em condução normal. Os engenheiros economizaram um pouco de peso ao abandonar luxos como abertura elétrica do porta-malas e o sistema de fechamento suave das portas.
No caso do carro com o Pacote Weissach, a Porsche eliminou totalmente os assentos traseiros. Tanto o carro Turbo GT normal quanto o Pacote Weissach recebem um tratamento aerodinâmico exclusivo, com o último ganhando uma asa traseira fixa. Há rodas forjadas de 21 polegadas exclusivas e os pneus padrão são os novos P-Zero R da Pirelli, enquanto o Trofeo RS ultra aderente é opcional. Também é de série o Porsche Active Ride, o brilhante sistema de suspensão ativa da montadora, que praticamente elimina a inclinação, a rolagem e o mergulho (o sistema não compensa a deflexão dos pneus).
Medidas extremas, como a exclusão do banco traseiro ou a adição de pneus Trofeo RS sob medida, não aconteceriam se o Turbo GT fosse desenvolvido como um modelo normal da Porsche. "É um pouco louco", diz Christian Müller, engenheiro-chefe do Turbo GT. "No início, estávamos falando sobre 'Ok, vamos tirar isso, isso, isso e isso'. Mas foi bom seguir um caminho radical.... você tem que dar um passo a mais do que os outros."
"Foram todas as pequenas ideias e pequenos ajustes que tornaram os carros tão especiais", conta Kern. "Quero dizer, todo mundo podia apresentar uma ideia e tudo passava por Christian e Kevin, e ele dizia: 'Sim. O que quer que torne esse carro mais rápido, nós temos que fazer'".
Müller diz que o Turbo GT não é simplesmente uma resposta ao fato de a Tesla ter superado a Porsche em Nürburgring com um Model S Plaid com o Track Package opcional batendo o recorde do Taycan Turbo S ao cravar uma volta de 7:25.231 em 2023, superando os 7:33.35 do Taycan Turbo S em 2021.
Mas Müller admitiu que o circuito alemão é como a "sala de estar" da Porsche. A empresa leva os tempos de volta em Nürburgring muito a sério, então certamente queria tirar a coroa da Tesla. E, de fato, com o tempo de 7:07.55 de Lars Kern, o Turbo GT não é apenas o sedã elétrico mais rápido em Nürburgring, mas também o sedã mais rápido no geral. Ele é apenas dois segundos mais lento do que o veículo elétrico mais rápido a percorrer a pista, o hipercarro Rimac Nevera.
O que talvez seja mais notável é que, apesar de toda a sua velocidade, o Turbo GT é acessível e amigável. Divertido, até. Em outras palavras, não é apenas uma máquina de pista. "Não se trata apenas de uma coisa... sempre tentamos obter um bom pacote que torne o carro rápido e bem acertado", disse Kern. "Você não está comprando a bateria ou a suspensão", acrescentou. "Você está comprando o carro inteiro. Você não se importa como fizemos isso, você só quer que seja feito da melhor forma possível."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
A Porsche levou um ano para desenvolver essa cor
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Porsche confirma que já começou a desenvolver próxima geração do Taycan
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Polícia turca tem frota de R$ 16,4 milhões em esportivos como viaturas