Porsche confirma que já começou a desenvolver próxima geração do Taycan
Nova linhagem terá números otimizados de autonomia e poderá usar baterias de estado sólido
Apesar do tempo de vida relativamente recente, a atual geração do Porsche Taycan parece já estar com os dias contados no mercado. Apresentada em 2019, a linhagem atual será aposentada para dar lugar ao projeto de um esportivo totalmente novo que já começou a ser desenvolvido. A informação foi confirmada recentemente por Sarah Razavi, gerente de sistemas de carregamento e energia da marca.
De acordo com Sarah, o próximo Taycan contará com avanços substanciais sobre o modelo atual e deverá entregar números otimizados de autonomia e performance. Ainda segundo a executiva, a atual plataforma J1 - que também sustenta o Audi E-Tron GT - já foi explorada ao máximo e a Porsche precisa ir além. Embora não haja confirmação, tudo indica que o modelo migrará para a plataforma SSP Sport, que será adotada por inédito SUV elétrico de 7 lugares.
Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)
"Próxima geração? Sim, obviamente, depois de lançarmos um modelo, já [começamos] a trabalhar no próximo, por isso estamos atualmente criando ideias [e perguntando] o que devemos melhorar com a próxima geração. Acho que fizemos um ótimo trabalho para realmente impulsionar e extrair cada detalhe da plataforma atual. Provavelmente veremos uma evolução da plataforma", disse Sarah.
A Porsche poderia facilmente colocar uma bateria maior, mas isso aumentaria sobremaneira o peso do Taycan (que já é pesado). Sarah disse que os engenheiros precisam “encontrar o ponto ideal” para não sobrecarregar o modelo e, ao mesmo tempo, ampliar os números de autonomia. O uso de baterias em estado sólido vem sendo bastante cogitado, mas depende do tempo de desenvolvimento dos componentes.
A data exata de chagada ao mercado do próximo Taycan ainda não foi confirmada, mas certamente acontecerá antes da virada da década. Até lá, o Taycan atual passará por atualizações de meia-vida.
Fonte: CarSales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
A Porsche levou um ano para desenvolver essa cor
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Porsche Taycan Turbo GT foi feito "às escondidas"; entenda
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Polícia turca tem frota de R$ 16,4 milhões em esportivos como viaturas