Parcialmente apresentada em meados de novembro junto com a linha comercial renovada da Toyota para a Europa, a picape Hilux Hybrid 48V acaba de ter mais detalhes revelados. Aposta de peso da marca dentro da estratégia de eletrificação para o segmento, a versão adota sistema híbrido-leve associado ao atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e promete ganhos importantes em aspectos como aceleração, potência e eficiência.
No sistema, a marca explica que um gerador de partida de 48 volts (16 cv e 6,6 kgfm de torque) fica conectado ao virabrequim do motor 2.8 por uma correia (confeccionada em material durável e equipada com um tensor de alavanca dupla). Uma bateria compacta de íons de lítio de 7,6 kg está localizada sob o banco traseiro e armazena a eletricidade produzida pelo gerador de partida quando o veículo está freando.
Em arrancadas ou durante acelerações intensas, o gerador de partida auxilia o motor convencional, aumentando a capacidade de tração do veículo e reduzindo o nível de emissões nocivas para a atmosfera ao reduzir a carga do propulsor.
Além disso, o conjunto híbrido alimenta os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado, como em um semáforo ou em um congestionamento. A promessa é reduzir o consumo de combustível em até 10%.
A Toyota enfatiza que a hibridização não afetou em nada as capacidades off-road da Hilux: a bateria de 48 volts está devidamente isolada, a capacidade de imersão continua em 700 mm, a distância em relação ao solo é de 310 mm, ângulo de entrada é de 29 graus e o ângulo de saída de 26 graus. Além disso, o sistema Multi-Terrain Select oferece cinco modos de condução no total: terra seca, terra molhada, areia, pedras e neve profunda.
"Melhor capacidade de resposta no asfalto, bem como melhor desempenho fora dele, graças à aceleração mais suave e progressiva e à frenagem regenerativa em trechos de descida", garante a marca. Outras capacidades mantidas foram 3.500 kg de reboque e 1.000 kg de carga.
Na Europa, onde está sendo primeiramente lançada, a Hilux híbrida será vendida sempre nas versões Invincible e Invincible X. Na sequência, tudo indica que a versão eletrificada será comercializada em outras regiões, incluindo o Brasil. Não por acaso, a Toyota já vem falando há algum tempo sobre produzir a Hilux Hybrid na Argentina, de modo a abastecer todos os mercados da América do Sul.
A Toyota, vale lembrar, já tem tradição na comercialização de híbridos no mercado nacional e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. Nestes casos, vale lembrar, são híbridos plenos. A Hilux será a primeira a combinar motorização turbodiesel ao sistema, que é do tipo leve.
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