O downsizing pode estar em pleno andamento, mas a Porsche ainda não está pronta para aposentar seu V8. Apesar das regulamentações de emissões cada vez mais rígidas, os engenheiros de Zuffenhausen estão sempre um passo à frente. O motor de oito cilindros já está sendo ajustado para atender às regras do Euro 7, mesmo que sua implementação tenha sido adiada. Ela deveria entrar em vigor em 2025, mas foi adiada para 2030.
Em uma entrevista à revista australiana Car Sales, o chefe da linha Panamera, Thomas Freimuth, revelou que novos componentes estão sendo desenvolvidos para tornar o motor compatível com a norma Euro 7: "Sabemos que esse motor está pronto para a Euro 7, não há problema. Temos que adicionar algumas peças que estão em desenvolvimento, então estamos prontos com esse V8 para atender às regulamentações da EU7".
A Porsche não precisará necessariamente contar com uma configuração híbrida para manter o V8 vivo, já que o padrão Euro 7 não será tão rigoroso quanto proposto inicialmente. Mas outras regras forçarão os engenheiros a fazer algumas mudanças indesejadas. Freimuth mencionou o nível máximo de ruído de escapamento permitido, que ele acredita que continuará a diminuir ao longo dos anos. Uma legislação mais rígida com relação aos níveis de ruído "torna mais complicado conseguir uma boa emoção para o nosso Panamera V8".
Embora o V8 vá sobreviver até a década de 2030, achamos que a Porsche não fabricará tantos carros com o motor 4.0 biturbo até o final da década. No Relatório Anual e de Sustentabilidade 2023, publicado este mês, a fabricante alemã reiterou sua projeção de que os veículos elétricos representarão mais de 80% das entregas anuais até 2030. No entanto, ela disse que atingir essa meta depende "da demanda de nossos clientes e do desenvolvimento da eletromobilidade nas respectivas regiões do mundo".
A investida em veículos elétricos começou com o Taycan em 2019 e continuou no início de 2024 com o Macan de segunda geração, somente elétrico. Os 718 Boxster/Cayman EVs estão programados para serem lançados em 2025, provavelmente com o conversível primeiro e o cupê logo em seguida. O sucessor do atual Cayenne já foi confirmado como um veículo elétrico, enquanto o inédito SUV grande de sete lugares também não terá motores a gasolina.
O 911 não receberá o tratamento totalmente elétrico nesta década, mas uma configuração híbrida será lançada por volta de junho com a atualização do 992.2. A Porsche espera manter o motor a combustão vivo com um combustível sintético quase neutro em carbono, que está sendo produzido atualmente no Chile. A meta é aumentar a produção anual para 145 milhões de galões até 2030.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o "Carro Esportivo do Ano" na premiação do World Car of The Year.
Fonte: Car Sales
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