A chegada do Renault Kardian vai além de um novo modelo para a marca francesa se colocar em uma nova fase no mercado brasileiro. Com este SUV compacto, a Renault estreia a plataforma RGMP, de escala global, que só na nossa região será o passo inicial de mais dois SUVs médios e de uma picape intermediária para substituir a Oroch.

A Renault Group Modular Platform nasce como uma evolução da CMF-B, bastante usada no exterior e que ainda não estava em nosso mercado, muito dependente da B0 e M0. Sua principal mudança é a possibilidade de carregar modelos compactos e poder chegar aos médios ao mudar o entre-eixos e balanço traseiro, algo que a CMF já teria que mudar para a C, mais cara e que está em modelos mais refinados.

A RGMP vai servir para modelos entre 4 e 5 metros de comprimento, sendo o entre-eixos de 2,60 a 3 metros - medidas que vão desde o Kardian até o que encontramos em picapes intermediárias, justamente a Niagara Concept, a próxima geração da Oroch, hoje medindo 4.719 mm de comprimento e 2.829 mm de entre-eixos. Os planos da Renault com esta base são os segmentos B (compactos), C (médios) e LCV (comerciais leves).

Pronta para a eletrificação

A RGMP estreia com motor 1.0 turbo no Kardian, mas está pronta para a eletrificação com híbrido-leve, híbrido, e híbrido plug-in, algo que vamos ver nos próximos lançamentos de maior valor agregado. A pensar na prateleira da Renault hoje, além do 1.0 turbo, já foi confirmada a produção do 1.3 turbo, hoje em Oroch e Duster, e eletrificação da dupla, disponível em mercados do exterior em diversas formas, mas todos flex para a nossa região.

Renault Niagara Concept

Renault Niagara Concept

A RGMP também trouxe para a Renault um pacote de segurança completo, com diversos assistentes eletrônicos e estrutura em aços de ultra-alta resistência, principalmente as longarinas dianteiras, uma parte da estrutura que não se modificará entre os segmentos onde atuará - como já dito, apenas entre-eixos e seção traseira podem passar por mudanças para acomodar novos modelos.

Esta plataforma também acomoda uma suspensão traseira por eixo de torção, o que é mais barato que o conjunto independente, e já nos dá um pouco do que veremos tecnicamente nos futuros modelos da marca. Ao mesmo tempo, a engenharia trabalhou para fixações que darão dirigibilidade e conforto para qualquer carro que seja feito ali, assim como na dianteira, como as bandejas com buchas verticais e eixo traseiro instalado direto na estrutura, sem suportes. 

Além do Kardian, a RGMP estará em dois SUVs médios, um comum e outro cupê, e a picape Niagara, mostrada acima ainda em seu conceito. Os SUVs são esperados ainda este ano, enquanto a picape pode ser para 2025 - inclusive com uma versão da Nissan, que também pode aproveitar essa plataforma por ser do Grupo Renault e nada impede ter alguma relação, inclusive, com a próxima geração do Kicks.

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