A Nissan está renovando sua linha de produtos nos próximos três anos, lançando 30 modelos sob o plano de negócios "The Arc". Apenas 16 deles serão híbridos e veículos elétricos, enquanto os outros 14 serão movidos a gasolina sem eletrificação. Abaixo, o vídeo teaser apresenta as silhuetas da maioria dos futuros carros. Contamos 25, então parece que a Nissan ainda está escondendo cinco de seus futuros produtos.

O Arc consiste em várias estratégias regionais, inclusive para Brasil, embora os planos para a América Latina não tenham sido detalhados. O foco estava mais nos EUA e Canadá, onde a meta é revitalizar 78% da linha de carros de passeio e introduzir híbridos plug-in junto com modelos e-Power. Esse último refere-se a um motor a combustão usado somente como gerador de energia para uma bateria, enquanto um propulsor elétrico irá mover o veículo. Esta tecnologia foi testada por aqui no Kicks, que acabou não sendo lançado e chegará em breve com o X-Trail e-Power.

Teaser da futura linha de produtos da Nissan

A Nissan permanece calada sobre sua linha de 30 modelos, mas parece que ela depende muito de crossovers e SUVs. Chocante, não é? Capturamos algumas imagnes do vídeo para mostrar cada um deles. Podemos identificar o Renault 5 com o logo da Nissan junto com uma picape, que provavelmente é a nova geração da Frontier, que a empresa menciona como um produto global feito com a Mitsubishi.

Para a América Latina, a Nissan fala novamente dos planos que já havia divulgado. Teremos um subcompacto elétrico no segmento A, criado em parceria com a Renault, o que indica que deve ser a sua versão do Kwid E-Tech. A fabricante japonesa também pegará emprestado a nova picape rival da Fiat Toro que a francesa está desenvolvendo e que foi adiantada pelo conceito Niagara. Em compensação, a nova Frontier será a base da próxima geração da Alaskan.

Nissan - Planos até 2030

Cinco novos SUVs estão chegando ao Oriente Médio, além de mais dois na África, onde também haverá um carro a gasolina do segmento A. Para a Europa, o plano é introduzir seis novos modelos e aumentar o mix de vendas de EVs para 40%.

No Japão, a Nissan quer renovar 80% de seu portfólio e lançar cinco modelos totalmente novos para que os híbridos e os veículos elétricos representem 70% da linha de produtos. Na China, haverá oito híbridos e EVs, mas apenas metade deles terá o emblema da Nissan. Globalmente, a projeção é de que os veículos eletrificados representem 40% do mix de modelos até 2026-2027 e aumentem para 60% até o final da década.

Além disso, a Nissan quer reduzir os custos de produção de EV em 30% em comparação com o atual Ariya e espera alcançar a paridade de custos entre carros a combustão e elétricos até 2030. A empresa também está trabalhando em baterias de lítio, níquel, manganês e cobalto (NCM) atualizadas com velocidade de carregamento 50% maior e densidade de energia 50% melhor do que a utilizada pelo Ariya.

Além disso, as baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) estão sendo desenvolvidas para reduzir os custos em 30% em comparação com o Sakura EV kei car. Ao mesmo tempo, os engenheiros estão trabalhando no que muitos consideram ser o Santo Graal das baterias: baterias de estado sólido, planejadas para chegar em 2028 ou 2029.

O plano de negócios Arc não inclui nenhum detalhe sobre uma possível colaboração entre a Nissan e a Fisker, uma empresa iniciante em dificuldades. No início do mês, a Reuters informou que as duas empresas estão em "negociações avançadas" para uma parceria, com a Nissan potencialmente investindo US$ 400 milhões na plataforma de caminhões da Fisker. De acordo com a agência de notícias, a Nissan poderia montar a picape Alaska nos EUA a partir de 2026. Sabemos que a Nissan está discutindo com a Honda uma possível parceria de veículos elétricos.

O tão aguardado sucessor do GT-R não foi mencionado por enquanto. Relatórios afirmam que o recém-lançado GT-R 2025 no Japão será o último ano do modelo R35. A Nissan deu a entender que o conceito Hyper Force, puramente elétrico, poderia entrar em produção até o final da década.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com