Nova Nissan Frontier chega até 2030 e terá versão elétrica ou híbrida

Estratégia da marca ainda prevê uso de plataformas da Renault até para picapes intermediárias

Teaser da linha futura da Nissan Teaser da linha futura da Nissan

A Nissan apresentou hoje sua nova estratégia global chamada "The Arc" ("O Arco"), que visa lançar 30 novos modelos em todo o mundo nos próximos três anos: 16 serão eletrificados (híbridos e elétricos), enquanto os 14 restantes terão motores de combustão interna convencionais.

A apresentação online de "The Arc" incluiu um desfile em forma de "teaser", que incluiu a primeira prévia da próxima picape Frontier. No vídeo, contamos apenas 25 novos modelos, o que significa que a Nissan reservou os detalhes de outros cinco para mais tarde.

"The Arc" consistirá em várias estratégias regionais, incluindo a América Latina, onde a Nissan pretende introduzir vários modelos totalmente novos. Até 2030, a marca ainda menciona a introdução de uma "nova geração de picape de 1 tonelada" - ou seja, a Frontier - com motorização híbrida ou totalmente elétrica.

Mas não ficou só por isso. A Nissan ainda mencionou o interesse de usar sua participação na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para introduzir sua própria picape intermediária, com capacidade de carga aproximada de cerca de 500 kg. Aqui fica mais evidente o interesse da japonesa em ter sua própria versão da Renault Oroch. Por último, um dos elétricos que a Nissan pretende apresentar nos próximos anos será do segmento "A", que costuma designar modelos subcompactos. Provavelmente a marca terá uma adaptação a partir da plataforma do elétrico Renault Kwid E-Tech.

O plano de negócios da Arc não inclui nenhum detalhe sobre uma possível colaboração entre a Nissan e a startup Fisker. No início do mês, a Agência Reuters informou que ambas as empresas estavam em "conversas avançadas" para estabelecer um acordo, no qual a Nissan poderia investir US$ 400 milhões na plataforma de picapes da Fisker. Segundo a agência de notícias, a Nissan poderia montar a picape Alaska nos Estados Unidos a partir de 2026. É importante ressaltar que a picape da Fisker se chama "Alaska" e não "Alaskan", que é a picape da Renault.

A nova Frontier mostrada no teaser de hoje poderia ser uma nova geração da picape média ou uma reestilização profunda sobre a plataforma atual. Lembremos que a Alaskan é a gêmea da atual Frontier e ambas são produzidas em Córdoba (Argentina). A aliança Renault-Nissan já confirmou que a Fábrica Santa Isabel será a sede da produção de quatro picapes: duas compactas (com estrutura monobloco e baseadas no conceito Renault Niagara) e duas médias (evoluções das atuais Frontier e Alaskan).

Com a entrada da Mitsubishi na Aliança, as próximas gerações da Nissan Frontier terão o desenvolvimento compartilhado com a plataforma da Mitsubishi L200 Triton. No entanto, uma nova geração de fato deve ficar para o final da década. Informações que surgiram na Austrália mostraram que a marca se prepara para mais uma repaginação do modelo atual. A troca de geração deve ficar para data mais próxima de 2030, coincidindo com os planos da Nissan de introduzir uma Frontier eletrificada.

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