Principal lançamento da Citroën no Brasil em 2024, o aguardado cross-cupê derivado da família C3 está com ritmo de testes bastante acelerado. Flagras têm se tornado constantes nas últimas semanas e indicam que o modelo não deve demorar mais do que alguns meses para ser oficialmente apresentado. No mais recente, publicado pelo site Auto+, é possível conferir protótipo rodando com volume artificial na traseira para esconder detalhes do design.

A ideia da camuflagem foi tentar recriar as linhas do C3 Aircross e evitar ao máximo que o caimento cupê da traseira (principal chamariz estético do modelo) fosse revelado. Visualmente, o C3 X - como é provisoriamente chamado - seguirá a mesma pegada de design dos primos europeus C4 X e C5 X. Ou seja, adotará carroceria com elementos combinados de SUV e sedã. Usará as mesmas portas dianteiras do C3 e C3 Aircross, mas com o diferencial da traseira mais elaborada.

Citroën C3 X disfarçado de Aircross

A plataforma CMP será compartilhada com os primos, o que explica a adoção de diversos componentes em comum. A dianteira será praticamente a mesma do Aircross. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Neste ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.

Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares

Cabine receberá melhorias de acabamento em relação ao Aircross

Em termos de equipamentos, tudo indica que o C3 X deverá ser lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Citroën C3 Aircross Shine T200 (5L)

Design frontal será praticamente o mesmo do Aircross

Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.

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